TCE e MPC-PA conhecem a Estação de Tratamento da Cosanpa

Na quinta-feira, 23, um grupo formado por representantes do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Ministério Público de Contas do Estado (MPC-PA) e de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), fizeram uma visita institucional à Estação de Tratamento de Água do Bolonha, administrada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). O encontro teve entre os objetivos entender o funcionamento da ETA, a integração do trabalho de abastecimento com a preservação ambiental e aprofundar o diálogo institucional sobre a importância do saneamento para sociedade.

Participaram da visita pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) a Conselheira Presidente Lourdes Lima e o Conselheiro Nelson Chaves, engenheiro sanitarista com amplo currículo dedicado a este setor e um grande entusiasta do tema.

“Sempre defendi a integração entre as instituições, que têm que conversar entre si para o ganho de todos nós. E nós não estamos no TCE ou no MPC só para ensinar, mas também para aprender. Quanto mais essas instituições dialogam, mais a população sai ganhando”, destacou o Conselheiro. “O encontro fortalece o diálogo institucional entre os órgãos do controle externo paraense, o Governo do Estado e a comunidade acadêmica com a sociedade, visando o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e colaborativo”, completou Nelson Chaves, que foi chefe da seção de tratamento de águas da Cosanpa nos anos 1970.

“Gostaria de agradecer a oportunidade que estamos tendo enquanto TCE-PA de ter um conhecimento mais próximo da atividade fim da Cosanpa, e estou feliz de estar no meio de pessoas experientes no tema do saneamento. Comecei aprendendo desde a hora em que cheguei aqui”, elogiou a presidente do TCE-PA. “A área ambiental é muito sofrida, e eu, filha do interior do estado, sempre tive um olhar voltado para este tema. Fico feliz de ver jovens estudantes dedicados a conhecer mais e a atuar na área do Direito Ambiental”, frisou Lourdes Lima.

O grupo conheceu as instalações da ETA Bolonha, entendeu o funcionamento do sistema desde a captação, passando pelas etapas de tratamento, até a saída para o abastecimento da população. Segundo o presidente da Cosanpa, Antônio José de Angelis, que guiou a visita, a ETA Bolonha abrange 60% do abastecimento da Região Metropolitana de Belém, ficando o restante coberto por poços locais. Também foram visitados os lagos Bolonha e Água Preta, que estão passando por um processo de limpeza para a retirada de macrófitas – vegetais aquáticos que são naturais deste tipo de ambiente, mas que em abundância prejudicam o ecossistema e acabam sendo um sinal de alerta de que há excesso de dejetos de esgoto alimentando o surgimento das plantas.

A visita contou também com a presença de representantes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), entre eles a presidente Karla Bengtson. Também fizeram parte do grupo o procurador-geral do MPC-PA, Guilherme da Costa Sperry, o corregedor-geral de contas do MPC-PA, Stephenson Oliveira Victer, e os procuradores de contas Felipe Rosa Cruz, Stanley Botti, Silaine Vendramin, Deíla Barbosa Maia e Danielle Pereira da Costa.