TCE-PA realiza dia “D” da Campanha Setembro Amarelo. Confira a galeria de fotos e o vídeo!

Sexta-feira, 10 de setembro, é o dia “D” da Campanha Setembro Amarelo no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), com a distribuição da fita símbolo da Campanha e sementes de girassol aos servidores, como forma de conscientizar e alertar para os riscos do suicídio. Com o tema “Permita florescer bons sentimentos, plante esta ideia”, a ação foi realizada pela área de Assistência Social, liderada pelo Conselheiro Luís Cunha, por meio da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do TCE.

De acordo com a coordenadora da CSQ, Samara Rodrigues, a ideia é prevenir não apenas o suicídio, mas também tratar da saúde do servidor como um todo, com atenção para os mais diversos aspectos determinantes da saúde mental, incentivando um convívio social mais saudável, que impacte na melhora da qualidade de vida, seja no ambiente de trabalho, seja no familiar. A escolha pelo girassol se explica em razão de ser uma planta que sempre busca a luz para se desenvolver, uma analogia à necessidade de se procurar boas energias para se enfrentar os problemas diários.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente a Campanha Setembro Amarelo, com especial data para o dia 10 de setembro, quando se celebra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Os servidores aprovaram a adesão do TCE-PA à campanha. Luiz Cláudio Matos, do setor de Pagamento, já conhecia o Setembro Amarelo das mídias sociais e também acredita na importância da participação do TCE na iniciativa. “Precisamos institucionalizar essa luta, essa conscientização e a empatia com o próximo. Tanta gente precisando de apoio, de uma palavra amiga e, quanto mais essa rede se abrir, melhor”, disse Luiz Cláudio.

Para Patrícia Maciel, da Escola de Contas Alberto Veloso, a campanha vem lembrar que por trás de um sorriso as pessoas podem estar passando por momentos de dificuldades, com sintomas que não exteriorizam. “A campanha nos faz ficarmos mais atentos, não somente ao nosso estado, mas também a quem está do nosso lado, sejam parentes, familiares, amigos e colegas de trabalho. Extremamente louvável esse trabalho no Tribunal”, comentou Patrícia.

Estatísticas – Segundo a ABP e o CFM, mais de 13 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil. No mundo, são 1 milhão de casos notificados. Uma triste realidade que envolve cada vez mais os jovens, os que lideram as estatísticas. Vale destacar que cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e o abuso de substâncias químicas como álcool e drogas como os principais fatores que levam ao suicídio.