Cartilha auxilia comunidade escolar no diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil

O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE -IRB) está entre os apoiadores da cartilha “Entendendo o Câncer Infantojuvenil para o Diagnóstico Precoce”, desenvolvida pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), sediado em Porto Alegre (RS). O objetivo da publicação é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da identificação prévia do câncer infanto-juvenil para o aumento do número de diagnósticos precoces da doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer entre crianças e adolescentes é a primeira causa de morte até os 19 anos. Mas as chances de cura ficam em torno de 80% quando o diagnóstico ocorre em estágio inicial e o tratamento é iniciado em centros especializados.

O projeto foi contemplado no edital da “Ação Infância e Vida”, oferecido pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) com o fomento financeiro do Banco do Brasil, e visa alcançar reconhecimento e disseminação de informações sobre os sinais e sintomas da doença nos estabelecimentos de ensino, já que a escola é um dos agentes essenciais na vida das crianças e dos adolescentes.

A publicação pode ser acessada no endereço eletrônico http://static.ici.ong/docs/Cartilha_Entendendo_o_Cancer_Infantojuvenil.pdf.