Tribunal de Contas do Estado do Pará abre o 10º Fórum TCE-PA e Jurisdicionados

Nesta segunda-feira, 28 de junho, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) deu início a um dos mais importantes eventos do controle externo promovidos no Brasil: o 10º Fórum TCE-PA e Jurisdicionados. O Fórum será transmitido ao vivo até terça-feira, 29, pelo canal do Tribunal no YouTube, a partir das 9h.

Com o tema “Inovação e Efetividade frente aos Desafios na Gestão Pública”, a iniciativa tem como objetivo avançar na realização das metas definidas no Plano Estratégico da Corte de Contas, que pretendem estimular a transparência e contribuir para a melhoria contínua e a promoção de maior interação possível com o ambiente externo, visando intensificar o aperfeiçoamento da gestão pública.

Em seu discurso de abertura, a presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, agradeceu a participação de conselheiros, conselheiros substitutos, e servidores que fazem o Tribunal de Contas. Ela também destacou a participação dos jurisdicionados e dos profissionais que ao longo dessas edições prestigiaram o Fórum, assim como os palestrantes, estudantes e demais pessoas que colaboraram na realização das 10 edições do evento.

"Gostaria de fazer um agradecimento em especial ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, ao Ministério Público de Contas do Estado do Pará e o Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará, por serem parceiros institucionais históricos na realização deste evento. E não posso deixar de registrar que este evento só existe graças à idealização do conselheiro Nelson Chaves, que com seu empenho construiu o que hoje é um dos principais momentos de encontro entre o TCE-PA e a sociedade em geral", pontuou a presidente.

A coordenadora do 10º Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, conselheira vice-presidente Rosa Egídia Lopes, afirmou que diante do momento desafiador que a humanidade atravessa, torna-se ainda mais oportuna a razão maior que induziu o decano do Tribunal, conselheiro Nelson Chaves, a idealizar este ambiente de troca de conhecimento e de debate de temas tão relevantes à administração pública, principalmente para o controle externo.

“Certamente estaremos aptos a ampliar a nossa percepção acerca de quão especial para o controle externo se torna o processo de inovações técnicas de concepção, desenvolvimento e de gestão, bem como o seu potencial para garantir a efetividade das soluções adotadas pelos gestores frente aos desafios da gestão pública, com esse espírito de aprendizagem e de troca de experiências”, reafirmou a conselheira.

A programação prosseguiu com a palestra magna do ministro emérito do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, com a apresentação do convidado de honra feito pela conselheira vice-presidente Rosa Egídia Lopes e pelo procurador geral de contas Guilherme Sperry.

Veja a programação completa do 10º Fórum TCE-PA no hotsite www.tce.pa.gov.br/10forum.

WhatsApp Image 2021 06 28 at 15.05.38 1

WhatsApp Image 2021 06 28 at 15.05.38