TCE-PA celebra 163º aniversário de nascimento do patrono Serzedello Corrêa

Na última quarta-feira, 16, o Tribunal de Contas do Estado do Pará celebrou o 163º de nascimento de Innocêncio Serzedello Corrêa, patrono do TCE-PA, um personagem histórico que, quando ministro da Fazenda no governo do presidente Floriano Peixoto, foi responsável pela efetiva implantação do Tribunal de Contas da União (TCU). A data foi lembrada pela conselheira presidente Lourdes Lima durante a sessão plenária virtual.

Como forma de homenageá-lo, o TCE-PA mantém um Museu e Memorial que contam a história de Serzedello com acervo constituído por documentos arquivísticos, bibliográficos e museológicos que estão disponíveis também para consulta no portal do Tribunal De Contas. Devido a sua importância e representatividade, o atual prédio da Corte de Contas do Pará foi denominado de Palácio Serzedello Corrêa.

Nascido em 16 de junho de 1858, em Belém, Serzedello Corrêa estudou Ciências Físicas e Matemática no Seminário do Carmo. No governo de Floriano Peixoto, foi ministro em diversas pastas, deputado federal, comandou o estado do Paraná e foi prefeito do então Distrito Federal, nomeado pelo presidente Nilo Peçanha.

Rui Barbosa criou o Tribunal de Contas, mas foi Serzedello Corrêa que o instituiu, dando-lhe corpo e alma, e o fez funcionar. Lutou por uma Corte de Contas exemplar e uma instituição moralizadora dos gastos públicos.

Ele faleceu em 5 de junho de 1932, no Rio de Janeiro e, entre os ensinamentos que deixou de legado, está a reflexão de que “é pelo estudo do passado, que se tiram ilações úteis para o presente e para o futuro”.

CENTRO DE MEMÓRIA 2A

CENTRO DE MEMÓRIA 3B