Programa Nacional de Prevenção à Corrupção será lançado no Pará

No próximo dia 15 de junho, será lançado no estado o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), uma ação adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A cerimônia de lançamento será às 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) no YouTube. A campanha conta com a adesão de diversas instituições, entre as quais o Tribunal de Contas do Estado do Pará, que será representado pela conselheira presidente Lourdes Lima no lançamento.

O Programa é voltado a gestores das organizações públicas das três esferas de governo e dos três poderes nos estados da federação, e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a níveis semelhantes aos de países desenvolvidos.

O PNPC prevê a utilização de uma plataforma tecnológica chamada e-Prevenção, que funcionará como um autosserviço on-line contínuo, de modo que o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir do diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade. 

O Programa oferece ainda orientações, treinamentos e modelos, e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.  

As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://www.tcm.pa.gov.br/siged/evento/previstos

 

cartazprogramadeprevencaoacorrupcao2021