Webinário “Planejar para Superar Novos Desafios” reforça a ideia do empenho de servidores e membros para o sucesso do planejamento

Foco no bem-estar da sociedade e participação efetiva dos servidores na criação do Planejamento Estratégico foram as mensagens de destaque das palestras realizadas nesta terça-feira, 25, no segundo dia do webinário “Planejar para Superar Novos Desafios”.

Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPGE), o evento transmitido pelo YouTube do tribunal marca o início da elaboração do Plano Estratégico 2022-2027 da Corte de Contas paraense.

A vice-presidente do TCE-PA, conselheira Rosa Egídia, saudou os espectadores do webinário e seus convidados em nome da conselheira presidente Lourdes Lima, e apresentou o primeiro palestrante do dia, o conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG), que abordou o tema “Governança no Controle Externo”.

De acordo com o conselheiro, planejar estrategicamente está ligado ao conceito de governança, que se fundamenta em três diretrizes básicas: atenção aos anseios do povo, permanente avaliação e monitoramento de resultados.

Conforme disse o conselheiro, é preciso que o planejamento estratégico esteja alinhado à realidade dos tribunais de contas. O presidente da instituição deve apoiar a sua realização e, ao controle interno, deve caber o seu fortalecimento, como forma de auxiliar na tomada de decisões.

Governança não é gestão, segundo Helvécio, mas existe um diálogo entre os conceitos, quando se observa a prática da accountability, da responsabilidade e da transparência. Ao se planejar, acrescentou o conselheiro, deve-se considerar a integridade nas ações propostas e levar em conta a previsão do tempo.

O conselheiro do TCE-MG citou o livro “Liderança e propósito: O novo líder e o real significado do sucesso”, de Fredy Kofman. A obra revela formas de como envolver e manter as pessoas em uma organização, com equipes mais fortes e harmônicas. Segundo Sebastião Helvécio, o propósito tem dois importantes elementos: dar sentido à vida e um senso de finalidade às ações.

Participação - Em seguida, a analista de Controle Externo Flávia Ávila expôs o tema “Como pensar e planejar a estratégia apesar da pandemia: case do TCE-MG”, que trata sobre o processo de planejamento adotado em 2019/2020 pela Corte de Contas mineira.

De acordo com Flávia Ávila, para a construção do último Plano Estratégico do TCE-MG, foram feitas, inicialmente, trocas de experiências com o Tribunal de Contas da União (TCU), e a adoção de ferramentas específicas de comunicação para o envolvimento dos servidores na construção do documento final.

Foram utilizados vídeos com entrevistas sobre a expectativa de variados públicos em relação ao próprio TCE mineiro, criou-se uma “Árvore dos desejos”, além de um Fórum Estratégico com perguntas temáticas diversas.

Com o início da pandemia, o TCE-MG organizou uma série de webinários temáticos relacionados a temas relevantes para o Controle Externo com o advento do novo cenário socioeconômico nacional. Houve um forte trabalho para o engajamento do efetivo interno a fim de que se envolvesse no planejamento estratégico, seja por meio de comunicados ou reuniões online periódicas.

Por prescreverem normas de atuação em todos os níveis, como por exemplo a NPASB 12, Flávia Ávila reforçou a necessidade de dar-se atenção às Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASPs). Ela reforçou que as normas não se aplicam somente à área operacional dos Tribunais de Contas, mas sim a todas as outras dentro das cortes.

Ainda sobre a experiência mineira, a analista de Controle Externo disse que não houve o emprego de um único método no planejar, mas sim uma maior liberdade intuitiva para a construção do Plano Estratégico, sendo considerado um processo vivo, em constante mudança e que precisou da adesão dos servidores e dos membros do TCE-MG para o seu sucesso.

Acesso– Realizado pela SEPGE com o apoio do gabinete da Presidência, por meio da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV) e das Assessorias de Cerimonial e Comunicação, o webinário foi totalmente aberto ao público. Para assistir às palestras realizadas, basta acessar o canal do TCE-PA no YouTube.

Assista à programação completa do segundo dia do Webinário no link https://www.youtube.com/watch?v=ueJib_qFXM0

planejamentowebnario25.05.2021B

planejamentowebnario25.05.2021C