TCE-PA e Seduc firmam parceria para ampliar o Projeto TCE Cidadão

Na quinta-feira, 13, representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estiveram no edifício-sede para discutir a ampliação do Projeto TCE Cidadão a partir de parceria firmada entre o TCE-PA e a Secretaria.

A reunião ocorreu na Sala de Aula “Professor Marco Pontes”, da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), e contou com a presença da presidente do Tribunal, conselheira Lourdes Lima, e do idealizador do Projeto, conselheiro Nelson Chaves, e titulares do Gabinete da Presidência, Procuradoria, da Secretaria de Controle Interno do TCE e ECAV.

Em sua exposição, conselheiro Nelson Chaves fez um breve histórico sobre o Projeto TCE Cidadão, criado há mais de dez anos, evidenciando a importância do fomento do controle social entre os jovens, para que desenvolvam, desde cedo, princípios da cidadania a serem aplicados ao longo de suas vidas e em benefício de todos.

Para o conselheiro, a educação tem papel essencial no exercício do controle social e cabe ao Estado implementar políticas para o atendimento do cidadão mais simples, incluindo crianças e mães trabalhadoras. Ele enfatizou a necessidade de se criar vínculos entre as instituições públicas para fortalecer projetos e ampliar o atendimento à sociedade.

Na sequência, a diretora da ECAV, Kassya Bengtson, apresentou o Projeto TCE Cidadão aos participantes da reunião e expôs os resultados obtidos com a iniciativa desde o seu início, em 2009.

De acordo com a secretária adjunta da Seduc, Regina Pantoja, há o interesse da Secretaria em ampliar o alcance do TCE Cidadão para todo o Pará por meio da rede estadual de ensino. Para Regina, é necessário garantir a cidadania aos estudantes da rede pública, fornecendo informações que os auxiliem neste direito, e o TCE Cidadão seria um importante instrumento de conscientização social dos alunos. Atualmente, a Seduc faz uso de plataforma digital para alcançar a comunidade discente em todo o território estadual e mantém o Projeto SEI.

O Projeto TCE Cidadão está em processo de atualização para o formato digital, com a produção de e-book, games e de uma versão mais interativa com o público, o que possibilitará maior abrangência do Projeto por meio virtual durante a pandemia da COVID-19.

reuniaotecnica2.13.05.2021

reuniaotecnica1.13.05.2021

reuniaotceseduc05.13.05.2021

reuniaotceseduc05.13.05.2021A

reuniaotecnica3.13.05.2021

reuniaotecnica4.13.05.2021