Com foco na inovação, TCE-PA lança Plano de Gestão 2021-2023

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) lançou nesta quarta-feira, 31 de março, o Plano de Gestão 2021-2023, que contempla 20 ações em três eixos estratégicos que visam ao aperfeiçoamento das atividades institucionais. São eles: gestão de pessoas, tecnologia da informação e planejamento estratégico. O foco do Plano de Gestão do biênio é a inovação.

Alinhado ao Plano Estratégico 2016-2021, o documento apresenta os principais projetos do Tribunal para os próximos meses na atual administração da conselheira presidente Lourdes Lima.

A área de Gestão de Pessoas pretende instituir na Corte de Contas sistema de gestão de desempenho, manualizar os processos de trabalho da própria secretaria e implantar o e-Social no TCE-PA.

Com o compromisso de aprimorar a governança, a gestão e o uso da tecnologia da informação, a área de TI tem como objetivos para o biênio 2021-2023 a implementação da Gestão de Riscos em ambiente de TI e a atualização do Portal Transparência. Em parceria com a Secretaria Geral do TCE, será desenvolvido o sistema Plenário Virtual, o qual permitirá a inclusão de processos, relatórios e votos do Colegiado.

A Secretaria de Controle Externo (Secex) e a área de TI deverão criar sistema eletrônico para a realização de auditoria de conformidade e ferramenta eletrônica de leitura, consulta e extração de dados de sistemas de publicação oficial, com base de dados para a fiscalização. Outra iniciativa da Secex é a elaboração de cinco instrumentos normativos que deverão aperfeiçoar as atividades de fiscalização.

Inovações deverão ocorrer na Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV) a partir da atualização de três instrumentos normativos o que tornará mais efetivo o fluxo de trabalho, bem como a modernização dos websites Escola e do TCE Cidadão. O Cerimonial e a Assessoria de Comunicação de Relações Públicas também participam com propostas.

A possível revisão da Lei Orgânica, do Regimento Interno e da Lei de Estrutura Organizacional (Regulamento de Serviços Auxiliares e o Organograma) está entre as propostas de ação da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPGE), que também pretende firmar o Painel de Informações Estratégicas do Tribunal para maior transparência das informações relativas à instituição.

A Secretaria de Controle Interno reestruturará o Sistema de Controle Interno, a ser alinhado às diretrizes de governança institucional para assim melhorar continuamente os controles internos do Tribunal.

Para acessar o Plano de Gestão 2021-2023 na íntegra, basta clicar aqui.

planodegestao20212023