Órgãos participantes da Rede de Controle de Gestão Pública fazem recomendação para garantir maior segurança na compra de vacinas

No intuito dar maior segurança aos gestores na aquisição de vacinas, os 14 órgãos que compõem a Rede de Controle de Gestão Pública, entre eles o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), assinaram a Resolução nº 01/2021.

O documento traz recomendações destinadas aos gestores públicos do governo estadual e dos governos municipais que optarem por adquirir vacinas contra a Covid-19 diretamente dos fornecedores.

Entre os cuidados ressaltados está a busca por melhores condições de aquisição, como a realização de consórcio ou outro meio que ofereça maior segurança e ganho à Administração Pública.

Outra medida indicada na Resolução é submeter o contrato proposto a uma análise jurídica da procuradoria, bem como averiguar a idoneidade jurídica do fornecedor e se ele é um vendedor autorizado pelo fabricante da vacina.

Assegurar que o produto será entregue na quantidade e nos prazos acordados assim como dar ampla publicidade ao ato de contratação, são as indicações que finalizam o documento.

A medida assinada pela presidente do TCE-PA e conselheira, Lourdes Lima, foi encaminhada ao Governo do Pará e às 144 prefeituras paraenses.