Presidente do TCE-PA compõe Mesa Oficial na abertura da Sessão Legislativa de 2020

Os trabalhos do Poder Legislativo estadual tiveram início na manhã desta terça-feira, 04 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), momento em que o Poder Executivo envia sua Mensagem àquele poder.

Atendendo ao convite do presidente da ALEPA, deputado estadual Daniel Santos, o conselheiro Odilon Teixeira, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), compareceu à Sessão Solene, compondo a Mesa Oficial, ao lado do anfitrião, dos deputados membros da Mesa Diretora, do governador Helder Barbalho – acompanhado da 1ª Dama Daniela Barbalho –, e do procurador geral do Ministério Público do Estado (MP/PA), Gilberto Martins.

Durante a abertura da 2ª Sessão Solene da 19ª Legislatura, realizada no Plenário Newton Miranda, o presidente da ALEPA ressaltou que 2019 foi um ano de alta produtividade do Parlamento, e destacou a parceria entre o Legislativo e o Executivo estaduais com foco no bem-estar da população.

O governador do Pará cumpriu o preceito constitucional apresentando um balanço das realizações do governo do Estado no seu primeiro ano de gestão. Na leitura da “Mensagem ao Legislativo”, entre outros temas, Barbalho fez um breve balanço sobre o ano de 2019 e os desafios para o exercício 2020.

Helder destacou também a concretização de políticas públicas, fez referência ao equilíbrio fiscal das contas estaduais, e citou indicadores relativos a diminuição da violência em todo o estado.

Por fim, no capítulo sobre a educação no Pará, o chefe do Executivo estadual falou a respeito da nomeação de mais de mil e quatrocentos educadores, a criação do “Programa Estadual do Transporte Escolar” e do “Programa Estadual de Alimentação Escolar”, com adesão de mais de 130 municípios.

A solenidade foi acompanhada por dezenas de deputados estaduais e por praticamente todo o primeiro escalão de governo. Após o encerramento da sessão, o governador concedeu uma entrevista coletiva no gabinete do presidente da Alepa.

ano legis 05.02.2020