Sessão Plenária: 2020 começa com deferimento de registros e moções no Tribunal de Contas

A primeira sessão plenária de 2020 desta terça-feira, 7, foi marcada pela apreciação de 31 registros de admissão de pessoal e atos de aposentadoria e de pensão. Desse total, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) extinguiu duas aposentadorias e deferiu os demais registros, julgando regulares as contas da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportações de Barcarena - exercício financeiro de 2012.

Na pauta administrativa, os conselheiros aprovaram votos de pesar aos familiares da analista de Controle Externo, Helena Yuri Saito, falecida na segunda-feira, 6. Graduada em Ciências Contábeis, Helena ingressou no TCE-PA em 1994, após aprovação em concurso público. Era bastante estimada entre os colegas e reconhecida por sua dedicação e zelo com os quais exercia as suas atribuições profissionais na Corte de Contas.

O Pleno também decidiu pelo encaminhamento de condolências às famílias do secretário geral do Tribunal, José Salim Tuffi Júnior, e da soldado PM Rose Marjory Correa de Almeida pelo falecimento dos seus respectivos pais, José Salim Tuffi e o subtenente da reserva da PM Rosalvo Barreiros Itaparica.

História - O conselheiro substituto Daniel Mello lembrou os 185 anos do movimento popular da Cabanagem (1835-1840), importante fato histórico  da Amazônia conduzido pelas camadas menos favorecidas da população - índios, mestiços e integrantes da classe média que desejavam ter mais destaque na sociedade.

O movimento contestava a pobreza à qual estava relegada boa parte dos moradores da região, que moravam em cabanas de barro. Um dos objetivos da revolução era integrar o Pará ao novo império brasileiro e reduzir a influência política de Portugal, país ao qual o estado ainda era muito vinculado mesmo após a Independência do Brasil em 1822, havendo forte interferência de cidadãos portugueses em assuntos locais.

PRIMEIRA SESSÃO PLENÁRIA DE 2020