30 anos Constituição do Pará: Conselheiros participam de cerimônia no Hangar

Ratificar a importância da Constituição do Estado do Pará na vida dos paraenses nos 144 municípios, a partir da promulgação da Carta Magna Estadual, em 05 de outubro de 1989 – há 30 anos –, motivou a realização por um grupo histórico de 41 deputados estaduais, de uma cerimônia no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, nesta segunda-feira, 07.

Coube aos parlamentares Daniel Santos (atual presidente da Alepa), Raymundo Santos (propositor), Edmilson Rodrigues, os dois últimos deputados constituintes e ao ex-deputado Mário Chermont, a coordenação do encontro.

Relator daquela que é considerada uma das mais avançadas do País, o ex-deputado Zeno Veloso lembrou seu caráter inovador, democrático e inclusivo. Zeno disse que houve várias dificuldades quanto a escrever algo inovador que não contrariasse a Constituição Federal promulgada um ano antes.

Ex-parlamentares, os conselheiros Cipriano Sabino (vice-presidente), Lourdes Lima e Luís Cunha, todos ex-presidentes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), prestigiaram a cerimônia. Convidado a manifestar-se sobre a data, Sabino parabenizou os organizadores, bem como os responsáveis pelo texto da Carta Magna Estadual, e reiterou uma vez mais sua crença no Poder Legislativo e a importância indelével da democracia para o desenvolvimento e representatividade de uma nação.   

const 30 anos para 2019