Sessão Plenária: novos registros deferidos e homenagem ao 154º aniversário da Batalha do Riachuelo

Vinte e nove registros de aposentadorias foram deferidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) na sessão plenária desta terça-feira, 11. O Tribunal ainda extinguiu um ato de aposentadoria e deferiu o registro de um ato de reforma.

Marinha – A Corte de Contas aprovou, à unanimidade, a proposição de votos de congratulações ao comandante do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, pelo 154º aniversário da vitória brasileira na Batalha do Riachuelo, considerada um dos mais importantes embates da Guerra do Paraguai (1864-1870). A proposta foi apresentada pelo conselheiro Nelson Chaves.

A Guerra do Paraguai teve como cerne as disputas políticas entre Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai pela hegemonia na navegação comercial pela região do rio Prata. A vitória da Tríplice Aliança na Batalha do Riachuelo devolveu aos aliados o controle sobre a bacia platina até a fronteira com o Paraguai.

A conselheira Lourdes Lima também propôs votos de pesar aos familiares do técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Antonio Gaia Alves, falecido no sábado, 8. Engenheiro agrônomo, Antonio foi supervisor regional em São Miguel do Guamá, sendo considerado um excelente servidor, líder e coordenador de equipe. A proposta foi também aprovada pelo TCE-PA em razão dos relevantes serviços prestados por Antonio ao estado do Pará.