Tribunal de Contas agracia oficiais das Forças Armadas com medalha Serzedello Corrêa

Nesta segunda-feira, 27, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) homenageou quatro autoridades das Forças Armadas do Brasil com a medalha Serzedello Corrêa, a mais alta honraria da Corte de Contas. A sessão solene de outorga da medalha ocorreu no Plenário Conselheiro Emílio Martins, no edifício-sede do Tribunal.

No exercício da Presidência do TCE-PA, o vice-presidente conselheiro Cipriano Sabino fez a entrega da comenda aos homenageados: comandante do Comando Militar do Norte, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; comandante da 8ª Região Militar, general Anísio David de Oliveira Junior; comandante da Ala 9 da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro do ar Ricardo José Freire de Campos; e o ex-comandante do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu e Filho.

Em seu discurso representando a Corte de Contas, conselheiro Nelson Chaves destacou o papel constitucional exercido pelas Forças Armadas como instituições permanentes, organizadas com base na hierarquia e na disciplina que se destinam à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. O conselheiro relatou a trajetória histórica da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, ressaltando a coragem e o patriotismo que fundamentaram o cumprimento de suas respectivas missões. Desta forma, as homenagens amparam-se no mais legítimo e consistente critério de justiça.

“Temos o dever de agradecer a esses bravos soldados, homens e mulheres, integrantes de nossas Forças Armadas, bem como a seus antepassados nos exemplos de vida de seus gloriosos patronos, Tamandaré na Marinha, Caxias no Exército e Eduardo Gomes na Força Aérea, por tudo o que fizeram e fazem pela manutenção de nosso vasto território, intacto para o fortalecimento e desenvolvimento do País. A coragem, o patriotismo, o destemor, o idealismo, a inteligência, a disciplina, dentre outras características, dos seus patronos são, também, marcantemente presentes e reconhecidas, nas personalidades de nossos homenageados”, disse o conselheiro Nelson Chaves, que também citou a iniciativa das Forças Armadas no desenvolvimento de projetos nas áreas da saúde, da educação, cidadania, comunicação, das pesquisas, da assistência social em prol da população brasileira.

A outorga da Medalha Serzedello Corrêa aos oficiais do Exército, Marinha e Aeronáutica é resultado de proposição feita, em 2018, pelos conselheiros Nelson Chaves e Cipriano Sabino. A honraria é concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao TCE-PA e à sociedade paraense. A concessão da medalha aos militares foi oficializada a partir das resoluções nº 19.043, de 06/09/18; nº 19.046, de 18/09/18; nº 19.047, de 18/09/18; e nº 19.068, de 13/11/18.

O titular do Comando Militar do Norte, general do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, agradeceu a homenagem prestada aos oficiais militares. “Esse reconhecimento só nos dá mais motivação para continuarmos a cumprir essa missão de uma forma mais próxima ainda da sociedade brasileira e é isso que temos feito. Particularmente no Pará, o Exército Brasileiro viu a importância disso tudo que estamos falando quando criou o Comando Militar do Norte. Estamos apenas com seis anos de criação, mas a todo vapor”, revelou o general Oliveira, que também fez referência à criação de uma nova brigada no estado do Amapá e a atuação exemplar da Brigada da Transamazônica, no Oeste do Pará.

O general também falou sobre a personalidade histórica de Innocencio Serzedello Corrêa, então general do Exército e patrono do TCE-PA, e demais oficiais com trajetória brilhante pelas Forças Armadas. “O estado do Pará é muito caro à História brasileira, à História das Forças Armadas e, em particular, do Exército Brasileiro. Tenho que agradecer e reconhecer esta homenagem e dizer que as nossas Forças Armadas estarão sempre prontas a ajudar, a apoiar o nosso Brasil, a nossa nação, a nossa sociedade. Que a gente tem, no fundo do nosso coração, uma gratidão muito grande. Essa prontidão, essa disposição de ajudar, de participar do desenvolvimento regional, ela é presente, ela é atual. Vemos, no dia a dia, na BR 163, com a presença da Engenharia Militar, e com a vinda do Colégio Militar a Belém, para engrandecer os níveis educacionais do nosso Brasil e do estado”, confidenciou o oficial.

Estiveram presentes na solenidade o procurador-geral de Justiça do Estado do Pará, Gilberto Valente Martins; a procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Pará, Silaine Vendramin; e os procuradores de contas Felipe Rosa Cruz, Guilherme da Costa Sperry e Stanley Botti Fernandes; o comandante do 4º Distrito Naval da Marinha, vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto; e o representante da Liga da Defesa Nacional, José Maria Martins.