II Natal de Luz, Água e Som ilumina Belém e canta por Jesus

Com a presença da presidente do TCE-PA Lourdes Lima, da procuradora geral do Ministério Público de Contas Maria Helena Loureiro, de Conselheiros, gestores, demais servidores, familiares, convidados e o público interessado, pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal de Contas do Estado do Pará e o Ministério Público de Contas realizaram, na noite desta terça-feira, 01 de dezembro, o II Natal de Luz, Água e Som.

O evento celebrou e homenageou o nascimento de Cristo com a execução de músicas natalinas e MPB e aconteceu no Largo do Redondo. Na oportunidade, o público presente assistiu as apresentações do Coral do TCE, do Coral “Sementes do Amanhã”, e do Coral Infanto-juvenil Vale Música.

Graças a competência e prestimosidade dos servidores do TCE-PA que organizaram tudo, bem como dos técnicos e músicos contratados pelo Tribunal, tudo aconteceu de forma impecável. Por volta das 18h30, quando o mestre de cerimônias anunciou a entrada para a primeira apresentação do Coral do TCE, luzes, cascata, chafarizes, sirene; as luzes da guirlanda, do casarão e dos holofotes da frente da cascata, tudo foi ligado e teve início a apresentação dos coralistas ativos e inativos do TCE.

Os atuais 32 componentes de coral iniciaram a primeira parte da sua apresentação cantando “Cantate Domino” de George F. Handel e “Quão Grande És Tu”, Hino da Harpa Cristã. Em seguida, as crianças e adolescentes do coral “Sementes do Amanhã”, de Irituia, entoaram “Então É Natal”de Wilson Pain e “Natal das Crianças” (autor desconhecido).

Logo após, foi a vez dos 52 adolescentes do Coral Infanto-juvenil Vale Música Popular iniciarem a sua apresentação. Eles cantaram treze canções, entre populares, eruditas e tradicionais do cancioneiro de natal. Entre elas, “Jingle Bells” de Boney M, o tradicional hino francês de autor desconhecido “Surgem os Anjos Proclamando”, “Feliz Natal” de Villa Lobos, “Aleluia” de Mozart, “Oh Happy Day”, de E. R. Hawkins e “Brincar de Viver” de Guilherme Arantes.

Ao final da apresentação do Coral Vale Música, os servidores do Coral do TCE retornaram à arquibancada-palco para a segunda e última parte da sua participação no encontro. Desta vez, eles cantaram os clássicos “Um sonho de Natal, Papai Noel e Ano Novo”. Antes da últimas música, o maestro e regente Jeremias Progenio Jr. chamou a presidente do TCE, Conselheira Lourdes Lima e a procuradora geral do Ministério Público de Contas Maria Helena Loureiro para que ambas dessem o seu boa noite em nomes de todos os conselheiros, procuradores e servidores das duas instituições.

Primeira a falar, procuradora geral do MPC disse que eventos como o “Natal de Luz, Água e Som” representam verdadeiros “momentos mágicos, de troca, paz, harmonia e felicidade. A Dra. Maria Helena Loureiro encerrou suas breves palavras desejando que a luz divina iluminasse a todos os presentes e as suas respectivas famílias.

Em seguida, a presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima falou que dezembro é um mês de muitas alegrias e graças. Desejou que Jesus continue a iluminar todos os servidores que não medem esforços para servir ao TCE no dia-a-dia e nas suas confraternizações e eventos.

A Conselheira Lourdes Lima falou também da sua imensa satisfação em compartilhar com todos os amigos e irmãos em Cristo uma noite linda e cheia de significado como a deste 1º de dezembro de 2009.

Ela citou cada conselheiro e estendeu a todos procuradores do MPC, servidores das duas instituições, conterrâneos e presentes uma mensagem natalina emocionada e sincera. A presidente do TCE-PA destacou a feliz idéia do “Natal de Luz, Água e Som” pelo ex-presidente do TCE-PA, Conselheiro aposentado Fernando Coutinho Jorge.

Em seguida, agradeceu, mais uma vez, a participação de todos e, sobretudo, as bênçãos de Deus. Falou também em espírito de amor, do presente que o Criador nos legou: Seu filho Jesus Cristo que é a expressão maior do amor, segundo a presidente do TCE-PA. A Conselheira lembrou a participação dos aposentados do TCE-PA no coral e se disse muito feliz com reconhecimento pelo trabalho realizado por todos. Em seguida, o Coral do TCE-PA executou “Ano Novo” e a festa, infelizmente, terminou.

No meio da platéia atenta e interessada composta por mais de uma centena de espectadores, estavam as irmãs Shalena e Sâmia Pombo. Elas contaram que souberam pela imprensa da realização do evento e disseram ter adorado a apresentação. “Só lamento não ter trazido meus dois filhos (gêmeos)”, disse Shalena, grávida de cinco meses.

Os corais do TCE, Sementes do Amanhã e Vale Música

Criado em 1997 através de proposição do Conselheiro Nelson Chaves, o Coral do TCE tem recebido dedicação e atenção especiais da atual gestão da Corte de Contas. Regido pelo maestro Jeremias Progenio Jr. e composto atualmente por trinta servidores ativos e inativos, após o intervalo de uma década nas suas apresentações, o Coral do TCE vem, desde agosto último, se apresentando e recebendo convites para cantar em concertos e espetáculos. Esta interação entre os servidores aposentados em atividade está entre as principais premissas que fundamentaram a sua composição. Para executar canções variadas e atender aos convites cada vez mais freqüentes, o Coral do TCE ensaia três vezes por semana.

O coral “Sementes do Amanhã” foi criado em maio de 2009 com o objetivo de descobrir talentos em crianças e adolescentes através da música. Seus integrantes fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social do Município de Irituia. Atualmente, o coral é composto por 25 meninos e meninas e é regido pela maestrina Eliziane Lopes de Lima.

O Coral Infanto-juvenil Vale Música é coordenado pela Dra. Glória Caputo e faz parte dos programas sociais da Fundação Vale, instituição da Companhia Vale do Rio Doce, que trabalha visando o desenvolvimento dos territórios onde a empresa atua de forma a promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades. O programa valoriza as características culturais do território e a arte musical de seus habitantes, abrindo caminho para a formação de grupos musicais, corais e orquestras.

Corais

Os corais são considerados a mais antiga expressão musical coletiva do mundo. Suas origens foram reveladas através de achados históricos no Egito (antiga Mesopotâmia), ligados a cultos religiosos e às danças sagradas. São grupos de pessoas que cantam em conjunto. Normalmente são divididos em 4 naipes: Sopranos (vozes agudas femininas), Contraltos (vozes graves femininas), Tenores (vozes agudas masculinas) e Baixos (vozes graves masculinas). Os corais podem ser masculinos, femininos, mistos e infantis. Normalmente o regente é o responsável por ensaiá-los e, para isso, é necessária uma formação musical sólida para garantir a qualidade musical do grupo.

Por quê Natal de Luz, Água e Som

Ao dar início às celebrações natalinas com a realização do Natal de Luz, Água e Som, o TCE-PA e o MPC-PA, valorizaram três fenômenos presentes tanto aos festejos do nascimento de Cristo, quanto às características predominantes em Belém e na Amazônia: luz, água e som.

A luz remete à estrela de Belém, que iluminou o caminho dos reis magos ao encontro do menino Jesus. No decorrer da História, por essa razão, a luz se tornou uns dos mais fortes e destacados elementos das decorações natalinas

A presença da água pelo fato de estarmos localizados na maior bacia hidrográfica do m undo: a Amazônica, sem falar das chuvas que caracterizam o Pará e Belém. Para marcar a relação do TCE com esse elemento abundante da natureza – uma dádiva de Deus para todos os homens –, foi instalada uma cascata no prédio sede do Tribunal, desde sua a construção em 1973.

Por razões de economicidade e sustentabilidade, esta cascata é ligada somente em ocasiões especiais, como o Círio e o natal, e nas solenidades do órgão. Além da cascata, o TCE tem também um lago com peixes e plantas ornamentais, que são muito apreciados pelos cidadãos que transitam pela Quintino Bocaiúva, tendo se tornado um ponto turístico na cidade, relacionando-o ao Tribunal.

Ao mencionar o som, o encontro natalino entende a música como parte da vida de toda a humanidade. Nossos momentos mais especiais têm sempre ao menos uma música que o eternize. No caso do Natal, um coro de anjos anunciou o nascimento do Salvador. Nesse sentido, ao ofertar músicas cantadas pelo Coral do TCE, bem como dos seus convidados, músicos e coralistas, O TCE-PA não está apenas fazendo referência ao coro celestial, como também doando à cidade de Belém momentos de reflexão e entretenimento, com temas que remetem à paz e a harmonia entre os homens, que é o sentido do espírito natalino.