Ciência e Tecnologia: Conselheiros conhecem Parque Tecnológico

Atendendo ao convite feito pelo titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Mello, os conselheiros do TCE foram à Ufpa conhecer o parque tecnológico, que nasceu a partir da associação entre o poder público, representado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, UFPA e a Ufra (que cederam o espaço), com o apoio de empresas estatais e privadas.

O objetivo do parque tecnológico é oferecer suporte técnico, nos laboratórios ali existentes, de modo que as empresas ligadas às indústrias farmacêuticas, alimentícias e de cosméticos, invistam em pesquisas que agreguem valor aos produtos da biodiversidade amazônica. 

O secretário estadual de ciência e tecnologia, Alex Fiúza de Melo, autor do convite aos conselheiros, usou o exemplo da borracha, produto cuja pesquisa e aplicações tecnológicas foram apropriadas por outros países, como alerta para que o mesmo não ocorra com produtos da Amazônia, como o açaí e o cacau.

Nesse sentido, o parque tecnológico – o primeiro da região norte, construído pelo governo do estado, adota um modelo de economia presente nos principais países do mundo, pelo qual as universidades mantém um parque em seu entorno, com laboratórios, para que as empresas se utilizem dos conhecimentos produzidos nas universidades para desenvolver produtos e serviços.

Aqui no Pará, esse modelo, se aplicado com as premissas que o orientam, vai gerar desenvolvimento socioeconômico de modo sustentável, trazendo benefícios permanentes tanto para a Amazônia quanto para os habitantes da região, em especial ao Pará e seus habitantes.

A conselheira Lourdes Lima, os conselheiros André Dias, Odilon Teixeira, Luis Cunha e Rosa Egídia, além dos substitutos Edvaldo Souza, Julival Rocha e Milene Cunha, participaram da visita ao parque tecnológico. O técnico Rafael Larêdo representou na visita a diretora da Secretaria de Controle Externo do TCE, Ana Paula Maciel.