Cons. Nelson Chaves representa TCE-PA na posse do novo comandante do 4º Distrito Naval

A cerimônia militar de transmissão do cargo de comandante do 4º Distrito Naval aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26 de julho. O conselheiro Nelson Chaves representou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) na solenidade, que aconteceu no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA).

A sessão ordinária que ocorria concomitante à posse do vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho impediu a presença dos outros conselheiros convidados. O novo comandante do 4º Distrito Naval, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, é natural do Rio de Janeiro e ocupava ultimamente a vice-chefia do Estado Maior da Armada no Distrito Federal.

O 4° Distrito Naval é um dos nove distritos que compõem a Marinha do Brasil, tendo como jurisdição os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Entre suas principais atividades estão a de executar e apoiar operações navais, aeronavais, de fuzileiros navais e terrestres de caráter naval, em sua área de competência, assim como tarefas relacionadas à segurança da navegação. A instituição também promove ações sociais e de saúde à população ribeirinha.

O vice-almirante Alípio Jorge assumiu o comando do 4º Distrito Naval em 2015. A partir de agosto ele passará a desenvolver as funções de Comandante-em-Chefe da Esquadra da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro.