TCE realiza Semana de Administração Orçamentária


O TCE/PA realiza, no período de 10 a 14 de novembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - em Belém, a Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas de Estados e Municípios, com a finalidade de propiciar maior capacitação dos servidores e gestores envolvidos com as atividades próprias do ciclo de recursos públicos.
O evento foi programado em parceria com a ESAF – Escola de Administração Fazendária, o PROMOEX – Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros, a STN - Secretaria do Tesouro Nacional e conta com o apoio do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará e do Governo do Estado do Pará, e tem como instrutores das oficinas oferecidas técnicos dos Tribunais de Contas e professores da ESAF.

A Semana conta com a participação de técnicos e servidores dos municípios paraenses, que atuem em rotinas de planejamento, administração orçamentária, financeira e contabilidade pública e de contratações, no âmbito do setor público.

Mais do que uma reunião de técnicos que terão a oportunidade de atualizar, aperfeiçoar e gerar seus conhecimentos nos diversos cursos oferecidos em formato de oficinas, a Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas para os Estados e Municípios é um momento em que possibilitaremos aos participantes um aprofundamento na reflexão sobre o papel da Administração Pública que busca cumprir suas obrigações com eficiência e eficácia, mas, acima de tudo, com a efetividade dos resultados buscados e obtidos.

Após o discurso de abertura do presidente do TCE-PA, Fernando Coutinho Jorge, a ótima palestra de abertura do encontro ficou a cargo do Dr. Paulo Daniel Barreto Lima, autor do livro “A Excelência em Gestão Pública”. As oficinas oferecidas durante toda a semana têm como foco os seguintes temas: Planejamento e Orçamento, Legislação de Contratações Públicas, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Lei de Responsabilidade Fiscal, Transparência da Gestão Pública e Controle Governamental.