TCE Participa de Fórum em Salvador

Fórum de Auditoria em Projetos Co-Financiados: Desafios e Perspectivas

Ocorrerá, em Salvador, nos próximos dias 03 e 04 de novembro de 2008, o Fórum de Auditoria em Projetos Co-Financiados: Desafios e Perspectivas para Instituições de Controle, promovido pelo TCE/BA, com apoio do BIRD, BID, Ministério do Planejamento, ATRICON e IRB.

O evento objetiva discutir questões relativas à realização, pelos órgãos controladores, de auditorias em projetos co-financiados, abordando a atual tendência do estado em adotar o modelo de gestão por resultados, bem como as novas modalidades de financiamento dos organismos multilaterais, focadas, sobretudo, no alcance de metas e indicadores previamente acordados com as esferas governamentais, partindo essencialmente dos programas previstos no Plano Plurianual do ente federado envolvido.

Assim, não obstante serem evidentes os avanços que vêem sendo obtidos na gestão pública, bem como nos resultados proporcionados pela atuação dos organismos de controle, permanente tem sido a atenção dessas instituições com vistas ao aperfeiçoamento das práticas adotadas, bem como no sentido da integração com a sociedade, com o aprimoramento dos mecanismos de avaliação dos resultados das ações de governo, proporcionando maior transparência, não apenas dos gastos públicos, mas das intenções de governo e seus impactos para a sociedade.

Destacamos a participação, como palestrantes nacionais: o Secretário Federal de Controle Interno, Dr. Valdir Agapito e o Secretário de Fiscalização e Avaliação de Programas Governos do Tribunal de Contas da União, Dr. Luciano Danni, e como palestrantes internacionais: o representante da Swedish National Audit Office e integrante do subcomitê de auditoria de desempenho da Organização Internacional de Entidades de Fiscalização Superiores, Dr. Paul Tony Angleryd, e do Prof.. Michael Barzelay, professor de gerenciamento público da London School of Economics and Political Science.

O TCE-PA será representado pelos técnicos de controle externo Álvaro Alves da Rocha Neto, coordenador da AOP e Reinaldo Valino, chefe de seção da 2ª CCE.

Fonte: Portal Nacional dos Tribunais de Contas (www.controlepublico.org.br)