Realizado II Encontro Técnico IRB-PROMOEX em Belém-PA

O II Encontro Técnico IRB-PROMOEX realizado nos dias 02 e 03 de outubro em Belém-PA, que tratou do tema "Comunicação e Relações Institucionais" foi um sucesso.

Contando com a participação de 25 Tribunais de Contas, incluindo o Tribunal de Contas de Moçambique, que enviou representantes para participar do evento e conhecer um pouco mais da experiência desenvolvida pelos TCs brasileiros, o encontro reuniu os responsáveis pelas áreas de comunicação e relações institucionais dos tribunais, além de representantes das Unidades Executoras Locais do PROMOEX.

Os participantes se dividiram em grupos de trabalho nos quais foram discutidos os seguintes temas: comunicação interna, comunicação externa e relações institucionais. Com a diversidade de sotaques e vivências, os grupos trouxeram para a plenária final os resumos de suas discussões, contemplando diretrizes a serem seguidas pelos TCs no âmbito dos temas tratados.

Na opinião de Eduardo Montenegro, do TCE-PE, coordenador do Grupo de Comunicação Institucional do PROMOEX, o encontro de Belém foi marcante por proporcionar, além do forte avanço no alinhamento conceitual e técnico entre os profissionais de comunicação, a ampliação da rede de relacionamento entre todos que atuam nas ações que promovem o maior alinhamento com a sociedade, fortalecendo assim as ações propostas pelos tribunais no item 2.1. do PROMOEX.

De acordo com o Conselheiro Luiz Sérgio Gadelha, coordenador do PROMOEX, o processo de conhecimento das cortes de contas "se dará não apenas entre os tribunais, mas entre os tribunais e a própria sociedade", porque "sentimos a necessidade dos tribunais falarem uma linguagem mais objetiva e atuarem com mais transparência para ir ao encontro de uma melhor comunicação com a sociedade.

O resultado dos trabalhos dos grupos já está disponível no Portal Nacional dos Tribunais de Contas, e o relatório final, que compilará toda a discussão do encontro em uma proposta de comunicação nacional, está em fase de elaboração e será disponibilizado em breve a todos os Tribunaise à sociedade.

O encontro foi aberto pelo presidente do TCE-PA, conselheiro Fernando Coutinho Jorge, que presidiu a mesa, composta pela presidente do TCM-PA, conselheira Rosa Hage, pelo presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Salomão Ribas, pelo coordenador nacional do PROMOEX, conselheiro Luiz Sérgio Gadelha, pela diretora nacional do PROMOEX, Heloisa Garcia Pinto e pelo secretário de comunicação do estado do Pará, Fábio Castro, que foi o palestrante do evento.