Semana de Administração Orçamentária em Belém

O Tribunal de Contas do Estado do Pará promoverá entre os dias 10 e 14 de novembro, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional e a Escola de Administração Fazendária, a Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas de Estados e Municípios. O evento será realizado no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, e conta com a participação do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, os Conselhos Federal e Regional de Contabilidade e do Governo do Estado do Pará.

 

A semana será realizada em apenas 04 cidades do Brasil, e Belém foi escolhida como uma delas. O evento é uma promoção conjunta do TCE com o PROMOEX - Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros, e tem como objetivos reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos aos instrumentos de planejamento, gestão orçamentária, financeira e contabilidade pública no âmbito da administração pública estadual e municipal, propiciando maior capacitação dos servidores e gestores públicos envolvidos com as atividades próprias do ciclo de gestão dos recursos públicos sob sua responsabilidade.

 

Com instrutores da ESAF, de Brasília, e técnicos dos Tribunais de Contas, a semana prevê a participação de cerca de 800 técnicos, com a realização de palestras e oficinas, e envolverá os 143 municípios que integram o Pará, tendo como público alvo os servidores e/ou gestores públicos estaduais e municipais que atuem em rotinas de planejamento, administração orçamentária, financeira, contabilidade pública e contratações no âmbito do setor público.

 

De acordo com o Conselheiro Fernando Coutinho Jorge, presidente do TCE, esta será uma ótima oportunidade para melhorar a preparação dos técnicos que lidam com os gastos públicos, a partir da maior aproximação dos Tribunais de Contas com eles, bem como da adoção de uma postura mais pro ativa e didática das instituições responsáveis pela fiscalização do uso dos recursos públicos.