TCE discute sobre normas de contabilidade

 

 

TCE discute sobre normas de contabilidade

As Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), que estão em discussão em todo Brasil através de órgãos gestores e de controle, foram apresentadas em forma de palestras pelos servidores Luiz Thomaz Conceição Neto, Assessor Técnico de Controle Externo e Fátima Leão, Diretora do Departamento de Controle Externo.

A apresentação ocorreu nesta terça-feira, 10-6, no Auditório Elmiro Nogueira, na qual foram repassados os principais assuntos relacionados as dez Normas que estão sendo discutidas por meio de audiências eletrônicas e encontros técnicos organizados por seminários regionais.

Foram trazidos ao conhecimento dos presentes, temas relevantes voltados à Contabilidade Pública, discutidos no seminário regional realizado em Brasília, no mês de abril, bem como no V Fórum IRB-PROMOEX ocorrido nos dias 14 a 16 de maio, em Florianópolis-SC.

Na oportunidade, foram expostos os pontos principais de cada norma, entre eles temos: o conceito de unidade contábil; o novo conceito de ativo; a inclusão do sistema de custos; a integração do PPA e do Orçamento; o registro dos bens de uso comum; o reconhecimento das provisões como: depreciação e perdas prováveis; Novas Demonstrações Contábeis: Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e Demonstração do Resultado Econômico.

Foi ressaltado, ainda, que as NBCs aplicadas ao setor público estão sendo discutidas em 5 seminários regionais e, no mês de outubro do corrente ano, haverá um seminário nacional para a aprovação do texto final sobre o assunto.

 

Ao final, foi informado que as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público continuam em audiência eletrônica e está aberta a todos os interessados. As contribuições poderão ser encaminhadas, previamente, ao endereço do CFC (SAS, Quadra 5, Bloco J, Edifício CFC, 10º andar - CEP 70070-920 – Brasília/DF) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., fazendo referência a NBC T 16 específica.