TCE-PA troca experiências com TCE-BA

O TCE-PA dentro do processo de modernização no âmbito do Promoex, realizou intercâmbio com o Tribunal de Contas do Estado da Bahia-TCE/BA e o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (CEDASC) – Autarquia vinculada ao TCE daquele Estado. O intercâmbio aconteceu através da visita técnica feita pelos técnicos Reinaldo Valino (DCE) e Socorro Carvalho (DI), membros do Grupo de Trabalho de Revisão do Modelo de Auditoria, instituído pela Portaria TCE/PA nº 22.149, de 13/02/2008.

A escolha do TCE/BA à visita deveu-se ao fato do resultado da pesquisa realizada pelo Grupo de Trabalho com todos os tribunais apontar àquele Tribunal o que dispõe de sistemas com o perfil desejado a ser implantado por esta Corte.

O objetivo da visita foi o de conhecer e coletar material para estudo acerca dos sistemas de Tecnologia da Informação-TI, bem como obter informações e documentos relacionados à metodologia de auditoria utilizada pelo TCE-BA, para fins de implementação e adaptação neste Corte.

No CEDASC, os técnicos se reuniram com diretores, gerentes e analistas para conhecerem o portfólio de produtos e serviços com a tecnologia desenvolvida pela Autarquia, seus requisitos e principais funcionalidades. Na ocasião, foi apresentada e promovida a troca de experiências relacionadas às tecnologias atualmente em uso e os principais projetos em andamento, como: o Sistema de Gerenciamento da Programação (SGP), o Sistema de Consultas para Auditoria (SCA), o Sistema de Gerenciamento de Auditoria (SGA), entre outros.

No TCE-BA os técnicos obtiveram informações sobre a utilização dos referidos sistemas no apoio às auditorias, dentre as quais: o funcionamento no atendimento às necessidades das auditorias; a adequação dos sistemas ao Plano Anual de Atividades do TCE/BA; os tipos de dados coletados dos jurisdicionados; as rotinas das fases de Planejamento, Execução, Relatórios e Monitoramento oferecidas pelos sistemas; além de materiais (Notas técnicas, Jurisprudências, Documentos técnicos, Publicações, etc.) e outros assuntos.

Os técnicos visitantes agora preparam apresentações para que, em palestras, repassem aos demais usuários das áreas de atuação envolvidas e ao Excelentíssimo Sr. Presidente, Dr. Fernando Coutinho Jorge, as informações coletadas necessárias à implantação de sistemas voltados às atividades da auditoria.