Exposição "Originários"
Período: 30 de setembro de 2016 até 10 de novembro de 2016
Artista: Sebá
Técnica: Grafite

delimitador

 

Galeria de Fotos


Apresentação

A Exposição “Originários” foi prestigiada com dois momentos inesquecíveis, a apresentação, na abertura, de um dos músicos paraenses mais consagrados na música mundial, Sebastião Tapajós! Como, também, a curadoria assinada pela Casa Tapajós, que nos fala assim:

“De voadeira se chega, em poucos minutos, nas ilhas que cercam Belém do Pará. De popopô”, alguns minutos a mais. No tempo que sobra, a paisagem amazônica se encarrega de fazer quem pega aquela rua de rio para viajar, sem sair do lugar. Horas adiante, mata adentro no baixo amazonas, um pajé com bermuda esportiva de uma marca internacionalmente conhecida e um tablet em punho hábil chacoalhou a visão que Sebá tinha dos índios. Cruel, fugaz e impiedoso, o tempo corre na velocidade triunfal do mundo globalizado. Os ribeirinhos, os índios, a mata virgem. Qual é o futuro deles?

Para Sebá, as tintas que saem na pressão do spray são a mensagem. Com elas, ele faz refletir as formas e cores - algumas trocadas por seu olhar daltônico - que enxergou em rios e matas ao longo da vida. O espetáculo natural e diário do nascer e pôr do sol, o curso do rio em maré lançante, a noite caindo sobre a copa das árvores mais altas da floresta e o balançar da rede para adormecer e ver tudo acontecer de novo dão conta de embalar a reflexão honesta do artista ao redor da vida dos povos originais do nosso país.

Do convívio com as comunidades ribeirinhas e povos indígenas em diferentes momentos de sua vida, Sebá absorveu os hábitos e imergiu sua visão no “artivismo”, atividade que agora traduz sua visão artística, marcada pela militância de causas da população ribeirinha e indígena, carente, que ironia, de recursos abundantes que os cercam do primeiro ao último dia de suas vidas, como a água potável.

De telas que fazem de suporte madeiras de janelas e portas de casas ribeirinhas a uma pesquisa incansável entre novas técnicas e materiais como o tecnológico acrílico, flúor e o neon. O artista propõe sua discussão abstrata ao futuro desses povos. A face colorida, vibrante e tropical das obras, porém, não guarda só a realidade multifacetada e exuberante dos dias e noites da mata, mas o otimismo, a esperança e a força que nela habitam.”

Casa Tapajós - Curadoria


Divulgação

Convite

Mídia externa

29/09/2016


Circuito expositivo

  • 01 painel de MDF medindo 4mx2m, pintado em tinta PVA na cor marfim, plotado com “O título da exposição” e  curadoria assinada pela Casa Tapajós;
  •  04 paineis em MDF, pintados com tinta PVA na cor marfim, com 04 telas da série índias pop, técnica grafite sobre tela;
  • 01 obra fixada sob painel de MDF revestido com laminado padrão imbuia localizado na entrada do Plenário – sob a porta de entrada;
  • 02 obras fixadas diretamente nas paredes de alvenaria do corredor interno;
  • Apresentação do violinista Sebastião Tapajós e o guitarrista Igor Capela.

Ficha Técnica

“Exposição “Originários”

Ficha Técnica 

Artista

Sebá

Curadoria

Casa Tapajós

Organização

Dione Guimarães

Chefe do Cerimonial e Relações Institucionais – ACRI

Silvia Teixeira

Clewerson Queiroz

Assessoria de Comunição e Relações Públicas

Expografia/Montagem

Manoel Kiko Pacheco

Arte Gráfica

José Peixoto

Concerto violão

Sebastião Tapajós

Igor Capela

Mestre das Guitarradas