Exposição Julieta de França: mulher e escultora paraense
Período: 18 de maio de 2010 a 31 de maio de 2010

delimitador

 

Galeria de Fotos


Apresentação

Julieta de França – 8ª Semana da Nacional dos Museus no TCE-PA e a parceria com o Museu da UFPA

Visando intensificar sua relação com entidades parceiras no âmbito cultural, o Tribunal de Contas do Estado do Pará aceitou o convite do Museu da UFPA para trabalhar em ações culturais durante a 8ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus para Harmonia Social”.

O propósito da semana é mobilizar os museus brasileiros, espaços culturais, bibliotecas e afins a aderirem ao tema, a partir de um esforço de adequação de suas programações por um período específico, intensificando a relação desses com a sociedade.

Com a exposição “Julieta de França”, o Espaço Cultural “Cons. Clóvis Moraes Rêgo” ofereceu à sociedade atividades de interação com a história da escultora Julieta de França, que se destacou no mundo das artes no final do século XIX e início do século XX, quebrando paradigmas por ser a primeira mulher e artista brasileira a conquistar o prêmio de viagem ao exterior.

 

Visitando Julieta

A escultora paraense Julieta de França é considerada a primeira mulher a exercer profissionalmente esta atividade no Brasil. Nascida na década de 1870 estudou na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, de 1896 a 1899 e foi aluna de Rodin em Paris, no início do século XX. Deixou poucos trabalhos do muito que produziu em longa carreira marcada por dificuldades e incompreensão. No Pará, além de obras de menor porte, ficaram como testemunho da qualidade de seus trabalhos dois bustos: o de Serzedello Corrêa e o do Barão do Rio Branco. “Visitando Julieta” um percurso entre as duas esculturas, procura ampliar o conhecimento e a percepção dos monumentos em áreas públicas da cidade, ocorrendo na Semana Nacional de Museus do ano de 2010 como iniciativa conjunta do Tribunal de Contas do Estado e do Museu da Universidade do Pará. No bojo do tema da Semana: Museus e Harmonia Social, busca-se iluminar a figura de uma mulher pioneira em muitos aspectos e cuja trajetória ilustra a luta de gêneros enfrentada para exercer uma profissão considerada como masculina no início do século passado.

Julieta abriu caminho para outras artistas como Carmem Sousa, cuja fase mais importante de produção situa-se entre os anos de 1930-50. O maior exemplo de seu trabalho em áreas públicas, é o painel da Ação Católica, hoje sede do Arcebispado de Belém, premiadas por instituições nacionais e estrangeiras, nem sempre estas mulheres obtiveram o reconhecimento da sociedade de seu tempo. “Visitar” suas obras é buscar outro olhar sobre mulheres que ousaram mudar padrões, enfrentar preconceitos, vencer barreiras. Visitemos Julieta.

 

Curadoria

A curadoria da exposição foi assinada pela Professora da UFPA Jussara Derenj, diretora do MUFPA que assim se expressou:

“A escultora paraense Julieta de França, nasceu em Belém, em 1870. De uma família de músicos, filha do casal de pianistas Joaquim Pinto de França e Idalina Pinheiro de França, seus primeiros estudos artísticos foram realizados com o artista de pinturas sacras, Domenico de Angelis. Sua obra situa-se no realismo e teve destacada presença nos salões nacionais.

Deixou poucos trabalhos do muito que produziu em longa carreira marcada por dificuldades e incompreensão. No Pará, além de obras de menor porte, ficaram como testemunho da qualidade de seus trabalhos dois bustos: o de Serzedello Corrêa e o do Barão do Rio Branco. “Visitando Julieta” um percurso entre as duas esculturas, procura ampliar o conhecimento e a percepção dos monumentos em áreas públicas da cidade, ocorrendo na Semana Nacional de Museus do ano de 2010 como iniciativa conjunta do Tribunal de Contas do Estado e do Museu da Universidade do Pará. No bojo do tema da Semana: Museus e Harmonia Social, busca-se iluminar a figura de uma mulher pioneira em muitos aspectos e cuja trajetória ilustra a luta de gêneros enfrentada para exercer uma profissão considerada como masculina no início do século passado”.                     

Jussara Derenj – Curadoria


Divulgação

Convite     -     Filipeta      -     Plotagem

Mídia externa


Circuito expositivo

  • 01 painel em MDF medindo 4mx2m, pintado com tinta PVA na cor amarelo mostarda, com o texto da curadoria plotado, assinada pela diretora do Museu da UFPA, professora Jussara Derenj e fotografias das escultoras Carmem Souza e Julieta de França;
  • Apresentação de 01 vídeo sobre a vida de Julieta de França durante todo o horário de visitação;
  • Plotagem no vidro externo divulgando a exposição.

Ficha Técnica

Vídeos