Alunos do IFPA assistem à Sessão Plenária no TCE-PA

Vinte e três alunos do curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), do campus Belém, assistiram à sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado do Pará na quinta-feira, 23.

A ação educativa foi iniciativa da professora doutora Katya Regina Matos Batista, que ministra a disciplina de Controle Interno e Externo na Administração Pública e também é a coordenadora do curso. Para a docente, é substancial que os alunos possam visualizar de forma prática o que aprendem em sala de aula. “Quando o aluno aprende cada parcela de contribuição do que é controle interno, auditoria interna, auditoria externa e como isso vai ser entregue à sociedade, ele está materializando o que aprende em sala de aula. Esse é o intuito. Não só que ele entenda teoricamente, mas que ela tenha a prática”, afirmou a professora.

A conselheira presidente, Lourdes Lima, iniciou a sessão dando boas-vindas aos alunos, acompanhada dos demais conselheiros que também fizeram menção aos visitantes.


Os participantes afirmaram que a experiência faz diferença na aprendizagem, pois puderam acompanhar de perto o que, até então, só tinham visto na teoria.

“A gente veio para assistir à sessão plenária e ver na prática o que a gente aprendeu na disciplina de Controle Interno e Externo na Administração Pública. Está sendo de suma importância para a turma porque estamos podendo ver os termos técnicos que aprendemos na teoria sendo aplicados pelos representantes do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas. Eles tiveram a paciência de explicar os conceitos de cada termo para que pudéssemos entender tudo. Quando a gente sai do papel, do conceitual para a prática, tudo acaba fazendo mais sentido e motivando mais a gente ”, disse a graduanda Tecnologia em Gestão Pública Ana Luiza Pastana.


Ao final da visita, os alunos conheceram o Museu Serzedello Corrêa, passando pelo Memorial, Cripta e Gabinete Histórico. Eles também receberam um certificado de participação junto com o livro sobre o patrono do Tribunal.