TCE-PA participa de sessão solene na Alepa pelos 77 anos da Justiça Eleitoral

A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Lourdes Lima, participou de sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) em homenagem aos 77 anos da Justiça Eleitoral, realizada no dia 8 de junho. Proposta pelo presidente da Alepa, deputado Francisco Melo, a sessão foi prestigiada por diversas autoridades, entre as quais a presidente do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; a presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), conselheira Mara Lúcia da Cruz; o chefe de Gabinete do Governo do Estado, Carlos Kayath; e o deputado estadual Galileu Moraes.

Em seu discurso, o deputado Francisco Melo fez um breve relato sobre o início do funcionamento do TRE-PA, tendo como primeiro presidente o desembargador Manoel Maroja Neto, com 24 unidades jurisdicionais em funcionamento. Hoje são 100 cartórios espalhados por todo o território paraense e um total de 477 servidores que fazem diariamente a Justiça Regional Eleitoral.

O Brasil é um dos poucos países em que há tribunais eleitorais. Em boa parte deles, a organização das eleições é feita pelo Poder Executivo. A Justiça Eleitoral organiza, normatiza e realiza as eleições brasileiras, além de julgar as causas eleitorais.

A Conselheira Lourdes Lima parabenizou o presidente da Alepa por trazer à Casa do Povo a comemoração dos 77 anos do TRE-PA. “O Tribunal Regional Eleitoral merece todos os elogios porque dá oportunidade até aos analfabetos de escolherem seus representantes. Mesmo sob todos os ataques, a Justiça Eleitoral se mantém forte e o povo brasileiro não permitirá qualquer interrupção no trabalho eleitoral”, completou a presidente do TCE-PA.

Ao final da cerimônia, a presidente do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, entregou ao deputado Francisco Melo o selo comemorativo dos 77 anos, lançado em parceria com os Correios durante a sessão administrativa do TRE na terça-feira, dia 7.

TRE77A14.06.2022

A sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) marcou o aniversário de 77 anos do TRE-PA

TRE77D14.06.2022

A Conselheira Presidente do TCE-PA, Lourdes Lima, esteve entre os integrantes da mesa de honra da sessão solene