TCE-PA faz programação alusiva à Semana Nacional de Museus

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) está entre as instituições que participam da 20ª Semana Nacional de Museus, promovida em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e no estado realizada simultaneamente à Semana em Memória do Judiciário Paraense. Na sexta-feira, 20, o TCE-PA promove programação especial alusiva aos dois eventos, a partir das 10 horas, no edifício-sede da instituição.

A programação começa com a exibição do vídeo “Serzedello: um vulto da República”, em homenagem ao patrono do TCE-PA, seguida pela palestra “Eleições 22: Democracia com República”, ministrada por José Niemeyer, pós-doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Departamento de Relações Internacionais do Ibemec –RJ. Tanto a exibição do vídeo quanto a palestra ocorrerão no Plenário Conselheiro Emílio Martins.

A terceira e última ação do dia será a visitação guiada ao Centro de Memória Serzedello Corrêa, instituído em homenagem ao responsável pela criação dos Tribunais de Contas no Brasil. A entrada é aberta e gratuita ao público.

A primeira Semana Nacional de Museus foi realizada em 2003, tendo como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, democratizando assim o acesso a esses espaços. A iniciativa teve a participação de 57 museus e contou com 207 eventos por todo o Brasil em seu primeiro ano.

Judiciário - Com o tema “O poder dos Museus”, a Semana Nacional de Museus em Belém (PA) também marca a passagem do Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2020, por meio da Resolução n° 316/2020.

A programação da Semana Nacional de Museus ocorre paralelamente nas sedes do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8ª).

Serviço
Programação alusiva à 20ª Semana Nacional de Museus e à Semana em Memória do Judiciário Paraense no Tribunal de Contas do Estado do Pará
Data: 20 de maio de 2022, sexta-feira, às 10h
Local: Edifício –sede do TCE-PA (Tv. Quintino Bocaiúva, nº 1585 – bairro Nazaré)