UNIDADE REGIONAL DE SANTARÉM PARTICIPA DE SOLENIDADE NA CAPITANIA FLUVIAL DE SANTARÉM

No dia 10 de junho de 2016, atendendo ao convite do Capitão dos Portos de Santarém, Capitão de Fragata RICARDO GUIMARÂES BARBOSA, esta Unidade Regional 1 – Santarém, representada pelo Sr. WALCI LUIZ TRAVASSOS DE QUEIROZ, Subsecretário de Representação, participou da Cerimônia Alusiva ao 151° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil, evento ocorrido nas instalações Fluvial de Santarém.

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada como a batalha decisiva da Guerra do Paraguai (1864 – 1870), sendo o maior conflito da América do Sul. No dia 11 de junho de 1865, a Força Naval Brasileira, comandado pelo Almirante FRANCISCO MANOEL BARROSO DA SILVA, obteve significante vitória sobre as forcas paraguaias no Rio Paraná.

A importância da vitória nesta batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inventou a situação, garantindo o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra.

Dentre as autoridades que participaram do evento, podemos citar o Coronel PM HELDSON TOMASO PEREIRA DE LIMA, Comandante do Batalhão de Policiamento Regional I, o Tenente Coronel EB CARLOS NERY, Comandante do 8° Batalhão de Engenharia e Construção e o Capitão de Corveta, ANTONIO RODRIGUES DA SILVA NETO, Imediato da Capitania Fluvial de Santarém, dentre outras autoridades.