FACEBOOK TWITTER INSTAGRAM YOUTUBE VIII FÓRUM VIII FÓRUM

TCE-PA lança livro contando a trajetória de Serzedello Corrêa

A escritora paraense Amarílis Tupiassu escreveu a biografia de Serzedello Corrêa, paraense que instalou o Tribunal de Contas da União, em 1890, quando era ministro da Fazenda de Floriano Peixoto, presidente da República. Por não transigir em face de uma exigência que comprometeria a independência do tribunal, o ilustre paraense, ao renunciar o cargo, transformou-se em um marco fundamental para justificar a necessidade da existência de órgãos de controle na nação brasileira.

O livro que expõe para o Pará, para o Brasil e o mundo a vida do Serzdello, foi lançado no dia 20 de junho, no plenário Conselheiro Emílio Martins, com a presença de dezenas pessoas.

A conselheira Lourdes Lima agradeceu a todos os presentes, em particular à escritora Amarilis Tupiassu pela magnífica obra. E citou as palavras do próprio Serzedello Corrêa em sua manifestação: “Felicito o país e a República pelo estabelecimento de uma instituição que será a garantia de boa administração e o maior embaraço que poderão encontrar os governos para a prática de abusos no que diz respeito a dinheiros públicos.”, concluiu.

O conselheiro Nelson Chaves, de quem nasceu a ideia para publicar a biografia de Serzedello, agradeceu o acolhimento de todos os conselheiros do TCE-PA à sugestão, lembrando que a personalidade de Serzedello Corrêa, suas ideias e exemplo de vida, são inspiradores para os brasileiros de todos os tempos.

Com exceção do conselheiro André Dias, todos os conselheiros do TCE e substitutos prestigiaram o lançamento do livro, assim como dezenas de de servidores do tribunal, e outras autoridades civis e militares. #VIIIFÓRUMTCE-PA