TCE Cidadão Conheça o programa TCE Cidadão em números Innocencio Serzedello Corrêa Galeria FACEBOOK - TCECidadao TWITTER - TCECidadao E-mail - TCEPACidadao INSTAGRAM - TCECidadao YOUTUBE CONTATO

Você sabia que um paraense, nascido em Belém, foi quem inaugurou o sistema de Controle Externo do Brasil? Sim, o responsável pela instalação do Tribunal de Contas da União (TCU), foi Innocencio Serzedello Corrêa (1858-1932).

Serzedello implantou o TCU quando ocupou o Ministério da Fazenda. Coube a este grande paraense a tarefa de instalá-lo como forma de modernizar e realizar fiscalizações de natureza técnica sobre a utilização dos recursos públicos arrecadados por meio da cobrança de impostos de cidadãos de todo o País. O TCU tem como patrono outro grande e ilustre brasileiro: o baiano Rui Barbosa.

Serzedello, que dá nome a uma importante avenida da capital paraense, foi um menino pobre, mas aluno brilhante que se destacou por onde passou, tornando-se reconhecido pelo seu extraordinário talento onde quer que tenha atuado, seja como estudante, militar ou político.

Ele foi deputado federal, ministro de Estado, prefeito do Rio de Janeiro, governador do Paraná, mas, acima de tudo, foi um cidadão exemplar. Praticou a honestidade em toda a sua vida e merece ser reconhecido como um dos mais destacados e honrados homens públicos do nosso País em todos os tempos.