Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE Cidadão: Projeto encerra 2015 com palestra do Cons. Nelson Chaves e leva esperança aos jovens

 

Com olhares atentos e curiosos, mais de 300 estudantes entre 15 e 18 anos participaram do encerramento do projeto “TCE Cidadão” 2015, na Escola Estadual Anísio Teixeira. Desta vez, a palestra foi ministrada pelo idealizador do projeto, conselheiro Nelson Chaves e aconteceu no último dia 09 de dezembro.

Os objetivos do projeto “TCE Cidadão” são aumentar o controle social, explicar a missão e trabalho do Tribunal de Contas do Estado, e resgatar, principalmente, a esperança dos jovens cidadãos. No encontro de encerramento do ano letivo da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), o conselheiro Nelson Chaves destacou de uma forma simples e didática o importante papel dos estudantes na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

“Ressalto que gostaria de fixar no coração da nossa juventude a esperança. O nosso país passa por um momento bastante delicado, em que pessoas de várias idades estão vivendo com a falta de esperança. Nós não podemos deixar que isso tome o coração desses jovens. Precisamos fazer a juventude voltar a acreditar no Brasil, e que eles cobrem dos agentes públicos a correta aplicação dos recursos públicos, para que tenhamos uma pátria mais justa, fraterna e igualitária”, destacou o decano da corte, Nelson Chaves.

O diretor da Escola Anísio Teixeira, Dário Merca, parabenizou o TCE pelo projeto “TCE Cidadão”. Segundo o diretor, é mais uma chance de aprendizado para os alunos.

“É muito enriquecedor para nosso aluno, pois na Escola eles também cursam Marketing e Secretariado, e com isso estudam sobre arrecadação dos recursos públicos e tributos. Com a vinda do TCE Cidadão chega também mais conhecimento. E que venham mais vezes, pois a nossa avaliação é a melhor possível”, destacou.

 

Jovens aplaudem projeto

Ao final da apresentação do conselheiro Nelson Chaves, os mais de 300 estudantes das escolas Anísio Teixeira e da Escola Técnica Magalhães Barata, aplaudiram o conselheiro Nelson e toda equipe do TCE-PA que estava no encontro.

“Eu realmente não sabia quase nada sobre o que era o Tribunal de Contas do Estado, mas com essa palestra saio com conhecimento e a importância do TCE para que tenhamos melhores serviços públicos. E também da necessidade de participar desses serviços, com a cobrança para que os gestores melhorem as condições de vida da nossa população. Sem falar que estou fazendo curso técnico e essa experiência irá me ajudar bastante”, contou o estudante Marcos Vinicius.

O aluno Leandro Almeida, de 18 anos, contou também que agora sabe do trabalho do TCE, e que  a palestra foi bastante proveitosa pois teve uma linguagem simples, didática e de fácil entendimento.

“Agora sei dos meus direitos e deveres. Sei que posso cobrar para ter minha rua asfaltada, melhor atendimento no posto de saúde e segurança na cidade”, resumiu.

 

Escolas e Estudantes – Balanço de 2015

Em 2015, o projeto “TCE Cidadão” já esteve em mais de sessenta e quatro escolas em Belém, Região Metropolitana e interior do Estado. No total, cerca de cinco mil alunos já participaram das palestras sobre o projeto, e conheceram o trabalho, a missão e o papel do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).

“Queremos aumentar o controle social, chegar mais perto dos estudantes, formar cidadãos, por isso a linguagem da cartilha do projeto é didática, e consequentemente, a palestra nas escolas precisa ser dinâmica, para que o estudante entenda nosso trabalho e seus direitos e deveres”, completou Nelson Chaves.

 

Projeto TCE Cidadão

O projeto TCE Cidadão foi criado através da Resolução N° 18.136, fruto de uma proposição do conselheiro Nelson Chaves. O objetivo do projeto é formar cidadãos, de modo a fazer com que os estudantes ou qualquer cidadão conheçam melhor seus direitos, buscando a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.