Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE Cidadão Universitário: Conselheiros substitutos proferem palestras na Semana de Calouro da UFPA 2018

 

Com a participação de mais de 100 acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, os conselheiros substitutos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) Milene Cunha, Julival Rocha e Daniel Mello participaram nesta quarta-feira, 07 de março, da “Semana do Calouro da Universidade Federal do Pará” (UFPA).

Os substitutos proferiram palestras em mais uma ação do “TCE Cidadão Universitário”. Daniel Mello foi o primeiro a falar na programação. Ele abordou o tema “Contabilidade e o Controle para o avanço da sociedade”. Na apresentação, Mello destacou a importância da profissão dos contadores e o papel fundamental deles na administração pública.

A conselheira substituta Milene Cunha abordou “A administração no controle externo”. Na palestra, Milene também destacou os Direitos Sociais – Direitos Fundamentais 2ª geração - os Direitos à Educação, Saúde, Trabalho, Moradia, Lazer, Segurança, Previdência Social, à Proteção à Maternidade e à Infância e à assistência aos desemparados.

Milene também ressaltou a necessidade de avaliação pelos órgãos de controle nos gastos com a educação e saúde, além de abordar os aspectos demográficos, custo fiscal, social e fatores estruturais das políticas públicas. A importância do projeto “TCE Cidadão” e sua extensão à Universidade finalizou sua manifestação.

Na programação da tarde o conselheiro substituto Julival Rocha falou aos acadêmicos de Direito sobre os diversos tipos de corrupções e a importância do controle social na busca pela correta aplicação dos recursos públicos.

Julival abordou ainda o trabalho desempenhado pelos Tribunais de Contas e a relevância do “TCE Cidadão” – projeto idealizado pelo conselheiro Nelson Chaves. As capacitações realizadas pelo tribunal pelo interior do Estado encerram a palestra do conselheiro substituto.