Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Tribunal de Contas participa do primeiro Diálogos com o MPC-PA

Na sexta-feira, 13, o Ministério Público de Contas do Estado do Pará promoveu a primeira edição do “Diálogos com o MPC-PA”, evento transmitido pelo YouTube, e que teve como tema “Controle Social em tempos de pandemia”. O evento reuniu órgãos de controle e representantes da sociedade civil, entre eles o Tribunal de Contas do Estado do Pará - TCE-PA.

O Procurador de Contas Patrick Mesquita fez a abertura do evento destacando a expectativa da realização de novas edições do “Diálogos com o MPC-PA”, de modo que se torne mais um importante canal de comunicação entre o órgão de fiscalização e a sociedade. Na oportunidade ele agradeceu ao Conselheiro Odilon Teixeira pela participação como palestrante do evento, e em especial à Conselheira Presidente Lourdes Lima e a todos os conselheiros do TCE-PA pelo apoio dado às atividades do MPC-PA. “É um parceiro institucional sem o qual não estaríamos de pé”, declarou o Procurador.

Entre os participantes do “Diálogos com o MPC-PA” esteve o Ouvidor do TCE-PA, Conselheiro Odilon Teixeira, que proferiu palestra “TCE-PA e o Fomento ao Controle Social”. O Conselheiro disse ser importante “o controle social forte, que contribui muito no combate à má gestão e ao desperdício”.

Odilon Teixeira comentou que a Administração Pública tem sofrido com uma enorme ineficiência causadora de desperdício e de déficit do orçamento público, havendo uma crescente cobrança por parte da população pela transparência e efetiva aplicação dos recursos públicos em favor da sociedade.

Em 2008, houve a necessidade de o TCE-PA incorporar a sociedade civil organizada em uma rede de controle de prevenção à corrupção e evitar desperdícios de recursos. Entre as principais ações do Tribunal que fomentam o controle social destacam-se a divulgação dos resultados da gestão e das ações de controle, o Programa TCE Cidadão e o Programa Ouvir para Melhor Servir, da Ouvidoria do TCE.

No sentido de disponibilizar informações acessíveis à população, o Ouvidor do Tribunal de Contas citou que o órgão mantém, no Portal www.tce.pa.gov.br, informações pertinentes à sua execução orçamentária, à gestão de pessoas e o resultado de licitações promovidas pela Corte de Contas, além de relatórios de fiscalização, das Contas de Governo e de seus gestores, bem como o resultado de auditorias operacionais.

Outro programa por ele destacado foi o TCE Cidadão, idealizado pelo conselheiro Nelson Chaves, e que desde 2013 já mobilizou mais de 24 mil estudantes da rede pública em 468 palestras sobre as atribuições legais do TCE-PA e a relevância da participação popular no controle social. O TCE Cidadão Universitário ainda envolve a comunidade universitária com ações de conscientização: mais de 3,5 mil alunos de instituições de ensino superior já assistiram às 59 apresentações do Projeto. O TCE Comunidade realizou 31 ações abrangendo 25 mil pessoas em diversos municípios do Pará.

Ouvidoria – Odilon Teixeira explicou também o Programa Ouvir para Melhor Servir, da Ouvidoria do TCE, que busca o diálogo permanente com a sociedade por meio do esclarecimento de dúvidas, recebendo sugestões e acolhendo denúncias de irregularidades das instituições públicas do estado.

Em 2020, em plena pandemia da Covid-19, a Ouvidoria do TCE recebeu 982 demandas, das quais foram notificados 107 pedidos de acesso à informação. Desde a implantação da Ouvidoria, houve o incremento do número de denúncias em 400%, dirigidas a ela.

O TCE também oferece cursos periódicos para a capacitação, não só de seus servidores e jurisdicionados, mas também à população em geral, por meio da Escola de Contas Alberto Veloso. A mais recente ação foi o “Fórum TCE-PA e Jurisdicionados”, promovido nos dias 28 e 29 de junho de forma virtual.

O Conselheiro Odilon Teixeira agradeceu a oportunidade dada pelo MPC-PA e reforçou o papel das duas instituições de controle externo. “Nós, órgãos de controle, Tribunal de Contas e MPC, existimos com essa missão de fomentar cada vez mais o controle social. O Estado existe para o povo e para o povo deve se dirigir. A ideia mais moderna é essa: de governo aberto, e temos que focar nisso”, destacou o Ouvidor do TCE-PA.

O Procurador Patrick Mesquita registrou ainda a participação do Conselheiro Nelson Chaves no evento. Segundo o Procurador, o Conselheiro é um amigo muito presente do MPC-PA e também considerado um dos maiores homens públicos do estado do Pará.

Participaram também do “Diálogos com o MPC-PA” o Presidente do Observatório Social de Belém, Ivan Costa, e a pesquisadora, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e consultora do Observatório Social de Belém, Lidiane Dias.

palestradialogoscomompcA13.08.2021