Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE-PA e Seduc firmam parceria para ampliar o Projeto TCE Cidadão

 

Na quinta-feira, 13, representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estiveram no edifício-sede para discutir a ampliação do Projeto TCE Cidadão a partir de parceria firmada entre o TCE-PA e a Secretaria.

A reunião ocorreu na Sala de Aula “Professor Marco Pontes”, da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), e contou com a presença da presidente do Tribunal, conselheira Lourdes Lima, e do idealizador do Projeto, conselheiro Nelson Chaves, e titulares do Gabinete da Presidência, Procuradoria, da Secretaria de Controle Interno do TCE e ECAV.

Em sua exposição, conselheiro Nelson Chaves fez um breve histórico sobre o Projeto TCE Cidadão, criado há mais de dez anos, evidenciando a importância do fomento do controle social entre os jovens, para que desenvolvam, desde cedo, princípios da cidadania a serem aplicados ao longo de suas vidas e em benefício de todos.

Para o conselheiro, a educação tem papel essencial no exercício do controle social e cabe ao Estado implementar políticas para o atendimento do cidadão mais simples, incluindo crianças e mães trabalhadoras. Ele enfatizou a necessidade de se criar vínculos entre as instituições públicas para fortalecer projetos e ampliar o atendimento à sociedade.

Na sequência, a diretora da ECAV, Kassya Bengtson, apresentou o Projeto TCE Cidadão aos participantes da reunião e expôs os resultados obtidos com a iniciativa desde o seu início, em 2009.

De acordo com a secretária adjunta da Seduc, Regina Pantoja, há o interesse da Secretaria em ampliar o alcance do TCE Cidadão para todo o Pará por meio da rede estadual de ensino. Para Regina, é necessário garantir a cidadania aos estudantes da rede pública, fornecendo informações que os auxiliem neste direito, e o TCE Cidadão seria um importante instrumento de conscientização social dos alunos. Atualmente, a Seduc faz uso de plataforma digital para alcançar a comunidade discente em todo o território estadual e mantém o Projeto SEI.

O Projeto TCE Cidadão está em processo de atualização para o formato digital, com a produção de e-book, games e de uma versão mais interativa com o público, o que possibilitará maior abrangência do Projeto por meio virtual durante a pandemia da COVID-19.

reuniaotecnica2.13.05.2021

reuniaotecnica1.13.05.2021

reuniaotceseduc05.13.05.2021

reuniaotceseduc05.13.05.2021A

reuniaotecnica3.13.05.2021

reuniaotecnica4.13.05.2021