Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE Cidadão: Mais de 140 jovens na construção da cidadania

 

Fiscalizar o dinheiro público, o andamento de obras e a qualidade dos serviços básicos e essenciais à população: tudo isso faz parte do dever do cidadão. Pensando nisso, o projeto “TCE Cidadão”, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) – foi idealizado para fomentar a construção da cidadania e o controle social entre os jovens.

A iniciativa já percorreu dezenas de escolas da capital e do interior e na quarta-feira, 31 de maio, viveu um dia diferente. Habitualmente, o Projeto TCE Cidadão é apresentado por técnicos do TCE que atuam como multiplicadores durante as ações. Todavia, os cerca de 140 alunos com idade entre 15 e 17 anos da Escola Estadual Aldebaro Klautau, localizada no bairro do Tapanã, conheceram o projeto. Além dos técnicos, cinco conselheiros do tribunal, três conselheiros substitutos e uma procuradora do Ministério Público de Contas do Estado também falaram sobre o projeto.

O encontro reuniu professores, diretores e representantes da Unidade Seduc na Escola (USE), que contempla os bairros do Benguí, Tapanã e Parque Verde.

Idealizador da iniciativa, o conselheiro Nelson Chaves iniciou os debates destacando os princípios da ação e convocando os jovens cidadãos a exercerem o controle social.

“Fiscalizar a utilização do recurso público. Este é o grande desafio da missão do Tribunal. Foi pensando nisso que o TCE Cidadão foi idealizado e implementado. O TCE não consegue estar em todos os cantos do Pará, por isso precisamos dos olhos da sociedade. Não podemos deixar que a desesperança alcance da nossa juventude. Precisamos todos juntos contribuir para a construção de uma sociedade justa, fraterna e feliz”, ressaltou o conselheiro Nelson Chaves.

Professores e estudantes parabenizam a iniciativa do TCE-PA 

O projeto TCE Cidadão foi bastante aplaudido entre os jovens e docentes da Escola. “O projeto é muito importante para nosso dia a dia. Fico também muito feliz em saber que existe um órgão público que se preocupa com o cidadão e com as escolas. Este dia ficará marcado na minha vida. Muito obrigada por terem vindo até a Escola Aldebaro Klautau”, destacou a estudante de 16 anos, Giovana Calandrini.

Bastante emocionada, a diretora da escola, Rosiana Garcia, resumiu a importância da iniciativa do TCE-PA em promover a cidadania. “O dia 31 de maio se resume aos sentimentos de alegria e gratidão. O projeto TCE Cidadão nos faz crescer como cidadãos. Nossa escola jamais esquecerá esta data”, completou Rosiana.

“É uma alegria imensa participar de mais um encontro do TCE Cidadão. E fico ainda mais feliz por lembrar do tempo que fui aluna e professora. Nossa herança é a educação. Precisamos lutar pelos nossos sonhos e acreditar em um país mais íntegro”, ressaltou a presidente Lourdes Lima.

Conselheiros ressaltam importância da educação

Os conselheiros presentes na apresentação destacaram a importância da educação na formação de cidadãos para um país mais responsável.

“É preciso que o controle social seja estimulado entre as pessoas, pois a sociedade constrói a cidadania.  O dinheiro público é do povo que paga imposto e precisa ser retribuído com os serviços essenciais. Precisamos de todos vocês para que o TCE exerça com mais eficiência sua missão”, destacou o corregedor do TCE-PA Odilon Teixeira.

“O TCE Cidadão é uma aula de cidadania. É o projeto mais importante que o Tribunal tem. Nesse ano são comemorados os 70 anos de fundação da nossa corte de contas. Estou muito feliz de estar aqui, pois é relevante e necessário dialogar e aprimorar nossa conversa com a sociedade. Vocês (alunos) são o futuro do Brasil”, completou Luis Cunha.

A ouvidora do TCE, conselheira Rosa Egídia, também destacou a importância do controle social. “ A Ouvidoria do TCE é o canal para ouvir a sociedade, suas demandas, reclamações e denúncias. É o elo entre o órgão e a sociedade. Precisamos nos aproximar cada vez mais da população e fomentar o controle social”, ressaltou Rosa.

Os conselheiros substitutos Milene Cunha, Daniel Mello e Julival Rocha também destacaram a educação pública e a relevância da cidadania para construção de um Brasil mais justo. “A missão institucional do TCE é fiscalizar a utilização do dinheiro público – e a sociedade pode e deve fiscalizar também, pois o recurso é nosso. É importante exercer a cidadania em sua plenitude”, destacou Daniel Mello.

“O TCE Cidadão surgiu para fomentar o controle social e promover a cidadania entre os jovens. Precisamos da ajuda de toda sociedade para ter um estado mais digno e com esperança”, destacou Julival Rocha.

“Nosso encontro vem para plantar uma semente no coração de vocês. É necessário zelar pelas nossas condutas diariamente. O trabalho do TCE Cidadão é despertar a consciência em cada um sobre a necessidade do controle social, e ainda, é preciso que haja essa transformação dentro de cada um”, completou Milene Cunha.

Conselheiros presentes

A presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, e os conselheiros Odilon Teixeira (corregedor), Nelson Chaves (idealizador do projeto), Rosa Egídia (ouvidora), Luis Cunha (presidente do Conselho Consultivo da ECAV), os conselheiros substitutos Milene Cunha, Julival Rocha e Daniel Mello e a procuradora de contas do MPC, Silaine Vendramim também prestigiaram a apresentação do projeto.