Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE Cidadão – Projeto continua em 2014

 

O projeto TCE Cidadão teve continuidade na manhã desta sexta 21, na Escola Estadual Costa e Silva, no bairro do Souza. Foi a primeira apresentação do projeto em 2014, coincidindo com o retorno das aulas na rede estadual de ensino. A escola pertence à USE 08, congregando 10 outras unidades de ensino da mesma região.

Cerca de 100 pessoas, entre alunos, professores, técnicos e servidores, participaram da atividade coordenada pela Escola de Contas Alberto Veloso. A técnica do TCE Andréa Cavalcante apresentou a síntese do projeto, falando sobre o TCE, suas atividades constitucionais e o modo como o órgão exerce o controle sobre as contas públicas.

O projeto é uma ação desenvolvida pelo tribunal desde o ano passado, como fruto de uma proposição do cons. Nelson Chaves, tendo como principal objetivo apresentar aos alunos, professores e demais profissionais da área de educação o papel orientador e fiscalizador do tribunal de contas. Com isso, o TCE pretende fomentar a consciência cidadã entre os estudantes para que eles contribuam ativamente na fiscalização dos gastos públicos através do controle social.

Foi essa, aliás, a percepção do aluno Edicleoson Lopes, da Escola Estadual Temístocles Araújo, para quem os conhecimentos adquiridos “vão ser muito úteis porque nossa escola funciona em regime de tempo integral e nós temos questionado a direção sobre a merenda e as condições da escola.” Segundo ele, é bom saber que há um órgão ao qual os alunos podem recorrer para denunciar as coisas que não estão funcionando bem dentro das escolas, quando há dinheiro para resolvê-las. 

A técnica pedagógica Eliane Cardoso, por sua vez, parabenizou o TCE pelo projeto, que é uma forma de estreitar os laços com a comunidade estudantil, dando acesso às  informações necessárias a todos os cidadãos, tanto em relação aos direitos de cada cidadão quanto em relação às atribuições do TCE.

Em seguida à palestra, os participantes fizeram várias perguntas à técnica Andréa Cavalcante, que respondeu a contento a todas, fato que revela o quanto a ação do TCE – Cidadão repercute entre as pessoas, motivando-as a querer saber mais sobre os seus direitos e sobre o tribunal.