Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE Cidadão: Projeto é apresentado aos alunos da escola Ulysses Guimarães. Presidente Lourdes Lima prestigia encontro

 

O projeto “TCE Cidadão” foi apresentado nesta quarta-feira, 05 de abril, a mais de 100 alunos da Escola Estadual Ulysses Guimarães, em Belém. O encontro reuniu estudantes, professores, diretores e representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). A presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), conselheira Lourdes Lima, prestigiou a apresentação do projeto.

A ação educacional faz parte do calendário letivo da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV). Os multiplicadores do projeto, Marco Pontes, Leandro Lima e Flávia Chaves apresentaram os objetivos, missão, e papel do TCE-PA e do TCE Cidadão. Também houve apresentação da cartilha eletrônica.

A diretora da ECAV, Karla Bengtson, saudou os participantes do encontro e destacou a importância do controle social.

“É um momento importante e de alegria, pois o TCE Cidadão é um trabalho de um significado enorme. Esse encontro é necessário para estimular o controle social, e para que todos, conheçam a grande missão do Tribunal de Contas do Estado”, disse.

Docentes e estudantes parabenizam a iniciativa do TCE-PA  

Durante a palestra, os alunos e professores da escola parabenizaram a iniciativa do Tribunal. A estudante de 16 anos, Emily Silva, disse que até então nunca tinha ouvido falar do TCE.

“Com essa vinda do TCE Cidadão pude conhecer e entender o trabalho e a importância de um Tribunal de Contas. Agora sei que posso contribuir com a melhoria da minha escola, da minha rua e da minha cidade. Vou controlar os gestores”, ressaltou Emily.

A diretora da escola Ulysses Guimarães, Ângela Araújo, destacou a necessidade de projetos como o TCE Cidadão existirem.

“O trabalho do TCE vem contribuir com a nossa nova proposta educacional – que é o ensino em tempo integral. Hoje, a Ulysses Guimarães já tem 7 turmas e 42 alunos nesse novo sistema. Como educadora, fico muito feliz em poder trazer mais educação e conhecimento para meus alunos. E não podemos deixar de destacar que um dos pilares da pedagogia é a cidadania. O TCE Cidadão será nosso parceiro nesse caminho”, completou.

Presidente Lourdes Lima prestigia apresentação

A conselheira Lourdes Lima acompanhou a apresentação do projeto, conversou com os alunos e destacou que a cidadania pode e deve ser um aliado para o sucesso dos jovens.

“Hoje eu estou pela segunda vez como presidente do Tribunal de Contas, mas até chegar aqui, tive uma luta muito grande. Tudo começou com a educação na minha vida. Estudei em escola pública e também fui professora. Estou aqui muito feliz e afirmo para vocês que todos podem ter um futuro de sucesso, mas é preciso ser um cidadão com responsabilidade. O TCE Cidadão servirá para vocês conhecerem o trabalho do Tribunal e também dos direitos de todos como cidadãos. É uma oportunidade única”, finalizou a presidente.