Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE Cidadão: Evento histórico marca início do projeto em 2015

O auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) ficou lotado na manhã desta quarta-feira 25, com a participação de técnicos, professores, diretores e representantes de Conselhos Escolares das escolas estaduais do Estado, para a apresentação da programação para 2015 do projeto do TCE Cidadão, realizado

O objetivo do encontro foi abordar a importância do projeto, e contou com a participação do secretário de educação, Helenilson Pontes. A abertura do evento foi feita pelo presidente do TCE, conselheiro Luis Cunha.

“Quero agradecer a presença de todos. Esse evento é muito importante para sociedade. Agradeço também a participação do secretário de educação do Estado. Estou muito feliz de viver este momento na nossa instituição. Queremos cada vez mais nos aproximar do cidadão, e esse é um dos objetivos do projeto idealizado pelo conselheiro Nelson Chaves”, disse Luis Cunha.

Durante as manifestações, o decano da corte e propositor do projeto TCE Cidadão, o conselheiro Nelson Chaves falou da emoção e da importância da parceira com a SEDUC.

“É uma honra receber o apoio da secretaria de educação e a participação de todos vocês neste evento, que tem como importante tema: a educação. Queremos aumentar o controle social, chegar mais perto dos estudantes, formar cidadãos. Hoje é um dia histórico. O TCE abre suas portas para receber a sociedade. Queremos uma pátria mais justa, fraterna e solidária”, resumiu o conselheiro, que atualmente é o presidente do conselho consultivo da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV).

A auditora do TCE, Milene Cunha e conselheira do Conselho Consultivo da ECAV também destacou que a escola tem papel fundamental na construção da cidadania e disse que o controle social precisa ser efetivo, para conseguirmos uma sociedade mais justa.

Secretário de Educação do Estado ressalta parceria com o TCE-PA

“É com muita alegria que venho celebrar esta parceria com o Tribunal de Contas. Queremos avançar na educação paraense, e o TCE Cidadão é mais um braço nessa luta. Hoje, 30 milhões de estudantes estão fora da escola no Brasil”, afirmou Helenilson Pontes.

O secretário de educação agradeceu ao TCE pela iniciativa e garantiu que o apoio será imprescindível na transformação da educação no Pará. “Agradeço ao presidente Luis Cunha e ao conselheiro Nelson Chaves. Fico muito feliz de apoiar o projeto, pois o controle social será mais uma mão na busca pela qualidade da gestão escolar. Só no Pará, 300 escolas estão inadimplentes, ou seja, não prestaram contas corretamente com a SEDUC. Precisamos mudar esse quadro, por isso, melhorar a gestão escolar”, finalizou o secretário.

Público parabeniza o projeto TCE Cidadão

Sob aplausos o projeto TCE Cidadão foi aprovado pelo público durante o evento. Na apresentação do projeto, a servidora Andrea Cavalcante explicou como são realizadas as palestras nas escolas. A participação da comunidade escolar foi expressiva.

“Achei o evento e o TCE Cidadão excelentes. Essa é a primeira vez que participo e fiquei conhecendo melhor o Tribunal de Contas. E o TCE está de parabéns por se aproximar da sociedade e não ficar apenas julgando as contas. Saio daqui, muito feliz”, disse a técnica pedagógica Maria José Campos.

O professor Adailton Santos também aplaudiu a iniciativa do TCE. “Com certeza que parabenizar o Tribunal pela brilhante ideia do TCE Cidadão. Pois desta maneira, poderemos mostrar de perto, as necessidades das nossas escolas e também conhecer o papel do Tribunal”.

Mesa Oficial

Participaram da mesa oficial os conselheiros do TCE-PA, Luis Cunha (presidente); Lourdes Lima (vice-presidente); André Dias (corregedor); Nelson Chaves (presidente do conselho consultivo da ECAV); conselheiro Cipriano Sabino e Odilon Teixeira (ouvidor). Os auditores Milene Cunha e Julival Rocha; o procurador geral do Ministério Público de Contas (MPC), Antônio Maria Cavalcante; e os representantes do Tribunal de Contas da União no Pará e Controladoria Greral da União, Arildo Oliveira e Edgar Augusto, respectivamente.

TCE Cidadão

O projeto TCE Cidadão foi criado através da Resolução N° 18.136, uma proposição do conselheiro Nelson Chaves. O objetivo do projeto é formar cidadãos, de modo a fazer com que os estudantes ou qualquer cidadão conheçam melhor seus direitos, buscando a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

A diretora da ECAV, Géo Damasceno, falou do projeto. “Desde 2013 já fomos às 20 USE´s (Unidade Seduc na Escola) da Região Metropolitana. Nosso objetivo em 2015 é ir também ao interior do Estado com o TCE Cidadão. O projeto é de grande importância e um agente primordial na transformação da educação”, finalizou.

Clique e ouça na íntegra os discursos: