Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE Cidadão – Palestra encerra 1º semestre

A palestra realizada na manhã desta segunda 09 de junho, no Instituto Dom Bosco, compreendendo as escolas da USE 18, em Ananindeua, encerrou o 1º semestre do projeto TCE Cidadão.

A técnica Andréa Cavalcante apresentou aos cerca de 60 alunos participantes o Tribunal de Contas e suas atividades, mostrando como o órgão realiza a fiscalização dos recursos públicos estaduais. A coordenação do projeto é da Escola de Contas Alberto Veloso – ECAV.

Na opinião da professora Ruth Pessoa, gestora da USE 18, a importância da realização de um projeto como o TCE Cidadão está no processo de conscientização do aluno sobre sua própria realidade, ao saber que o imposto pago é usado em serviços e obras pelo governo. E isso, ressalta a professora, leva o aluno a valorizar o patrimônio público, principalmente a escola, que apesar de ser pública, “não é de graça, pois cada pai de aluno, ao pagar impostos, está pagando pelo ensino do seu filho”, concluiu a gestora.

Por sua vez, o aluno Anthony Matos, do 3º ano do ensino médio no Instituto Bom Pastor, afirmou que a palestra foi importante para compreender que o TCE realiza a fiscalização dos recursos públicos, fator importante para garantir que as obras sejam realizadas de modo correto, sem desvios de verba, em favor da população.

Com o encerramento do 1º semestre, todas as Unidades Seduc na Escola – USE da região metropolitana de Belém foram alcançadas pelo projeto, atendendo à premissa de disseminação do conhecimento sobre o papel do TCE como órgão fiscalizador e de como cada aluno/cidadão pode exercer o controle social desde que saiba como e onde buscar informações sobre a utilização das verbas estaduais.