Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Alunos da Escola Magalhães Barata participam do TCE Cidadão

 

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) recebeu a visita de professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Magalhães Barata, localizada em Belém. Eles estiveram na quinta-feira, 4, no Plenário Emílio Martins durante programação do Projeto TCE Cidadão, sendo recepcionados pelos conselheiros da Corte de Contas.

Proposto por meio da Resolução n° 18.136/12 pelo conselheiro Nelson Chaves, o Projeto TCE Cidadão leva o Tribunal de Contas às escolas de ensino médio, divulgando a sua função institucional em exercer o controle externo e social em favor da sociedade paraense.

De acordo com o vice-presidente do TCE-PA, conselheiro André Dias, que presidiu a sessão plenária de quinta-feira, o tribunal está aberto a receber contribuições de todos os cidadãos para o aperfeiçoamento das atribuições do Tribunal de Contas.

O conselheiro Cipriano Sabino ressaltou o papel do Projeto TCE Cidadão na promoção da cidadania. “O TCE Cidadão tem uma importância que não há como mensurarmos. É muito importante que todos tenham o conhecimento pleno de seus direitos. E o projeto tem essa função. Um trabalho excelente do conselheiro Nelson Chaves na proposta de promover, ao máximo, o controle social”, declarou.

O conselheiro Luís Cunha também teceu elogios ao projeto, que já é referência para os demais tribunais de contas do País. “Essa visita nos honra muito. Essa geração precisa saber mais como funciona a nossa instituição. Toda a aplicação do dinheiro arrecadado no estado é fiscalizado pelo TCE-PA. No Brasil, são 33 tribunais de contas que realizam a fiscalização de recursos”, explicou.

Idealizador da iniciativa, o conselheiro Nelson Chaves cumprimentou os estudantes e professores e sugeriu a divulgação de figuras históricas paraenses pelo TCE-PA para que se transmitam a gerações futuras os valores de civilidade e de compromisso social de personalidades, como por exemplo, o ex-governador do estado do Pará, Joaquim Cardoso de Magalhães Barata, que nomeia a escola visitante do tribunal.

O diretor Maurício Ramos e a coordenadora Rosângela Gomes receberam as congratulações dos conselheiros, além de um exemplar da obra “Serzedello Corrêa, o fascinador do rei”, de Amarílis Tupiassu, lançado em 2017 pelas comemorações dos 70 anos do TCE-PA. O exemplar entregue pela conselheira ouvidora Rosa Egídia Lopes e pela auditora conselheira substituta Milene Cunha fará parte do acervo da Biblioteca da escola Magalhães Barata. Os alunos continuaram a participar das atividades do TCE Cidadão na sala da Escola de Contas Alberto Veloso, no edifício-sede do TCE-PA, conhecendo um pouco mais sobre a missão do tribunal.