Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Seminário do MP de Contas: Conselheiro Cipriano Sabino participa de debate

 

O Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) realizou, nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, o I Seminário “Ministério Público de Contas e Sociedade”.

A programação aconteceu no auditório da Faculdade DeVry Faci e contou com a participação da presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), conselheira Lourdes Lima, dos conselheiros Cipriano Sabino, Luis Cunha, Rosa Egídia e Nelson Chaves e dos substitutos Milene Cunha, Julival Rocha, Daniel Mello e Edvaldo Souza.

O conselheiro Cipriano Sabino foi debatedor na palestra “Direito Financeiro e Direitos Fundamentais”, proferida pelos professores doutores Fernando Scaff e Jean Carlos Dias.

Durante sua participação, o conselheiro Cipriano Sabino falou sobre a Lei Kandir, e os efeitos negativos que a falta de compensação ao estado do Pará pela desoneração dos produtos primários e semielaborados exportados causam à sociedade, uma vez que tais recursos poderiam ser aplicados em políticas públicas para beneficiar todos os paraenses.

Sabino também falou sobre a necessidade da correta prestação de contas pelos gestores e de como o TCE-PA tem buscado aprimorar o controle social, citando o projeto TCE Cidadão, que incentiva a participação dos alunos e familiares na fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

“O seminário tem como principal objetivo promover discussões e apresentar para a sociedade o trabalho do Ministério Público de Contas no combate à corrupção e no mau uso do dinheiro público. Trouxemos grandes nomes do direito para esse debate de grande importância para o controle externo”, destacou o então procurador geral de contas Felipe Rosa Cruz.

Houve ainda, como parte da programação, a palestra “Pra que serve o controle? O que faz o MP de Contas”, proferida pelo procurador do Ministério Público de Contas da União Júlio Marcelo de Oliveira, presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon).

O debate também teve a participação do procurador do Ministério Público Federal (MPF), Alan Mansur e do procurador geral de Justiça, Gilberto Martins.

 “O trabalho do MP de Contas é voltado para assegurar que os recursos públicos sejam aplicados corretamente. É de grande relevância que os órgãos de controle atuem no combate à corrupção e que haja um serviço especial à população na defesa com o gasto do dinheiro público”, ressaltou Júlio Marcelo.