Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Expansão da Cidadania: TCE Cidadão chega às universidades

Mais de 100 acadêmicos dos cursos de Direito, Contabilidade, Administração, Economia e Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA) participaram nesta quarta-feira, 07 de junho, do lançamento Projeto TCE Cidadão Universitário. O encontro aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) e reuniu professores, diretores e o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.

Durante o evento, o idealizador do projeto, conselheiro Nelson Chaves, abordou o tema “A Importância da Participação dos Universitários no Controle Social”, e debateu sobre a expansão da ação para as universidades.

“O dia 07 de junho é uma data marcante para todos. Chegar ao mundo acadêmico é mais um sonho concretizado. Fui aluno da UFPA e professor por 36 anos da instituição. A sociedade precisa exigir do Estado e evitar o desperdício do dinheiro público. Precisamos de coragem para mudar o que está na nossa frente, para que possamos ter um país mais fraterno, feliz, honesto e solidário. Nosso principal desejo é que cada cidadão seja um multiplicador do projeto TCE Cidadão”, destacou Chaves. (clique aqui para ouvir na íntegra a manifestação do conselheiro)

“Saber que além de profissionais, podemos ajudar no controle social e, consequentemente, com o trabalho do Tribunal de Contas em benefício da sociedade, é muito gratificante. Saio deste encontro com a sensação de que serei uma cidadã melhor e, principalmente, capaz de ajudar na melhoria da fiscalização do dinheiro público”, disse Ananda Mesquita, estudante de Administração.

Para a presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, a expansão do programa é um marco no fomento do controle social. “Uma data para ser lembrada. Assim nós classificamos este lançamento. Com o apoio no fomento do controle social desses jovens acadêmicos, certamente haverá um impulsionamento ainda maior na atuação do TCE Cidadão”, destacou. (clique aqui para ouvir na íntegra a manifestação da presidente)

Programação Técnica

Na programação do evento, houve o painel “O TCE-PA e a Atuação dos Profissionais” – que contemplou as áreas de Direito, Contabilidade, Administração, Economia e Engenharia Civil. O mediador foi o conselheiro substituto Julival Rocha (clique aqui para ouvir na íntegra o manifestação do conselheiro substituto) e os debatedores foram os conselheiros substitutos: Milene Cunha, Daniel Mello e Edvaldo Souza, o procurador do TCE Elias Chamma e o auditor de controle externo do TCE, Rodrigo Pinho. (clique aqui para ouvir na íntegra o painel)

A ouvidora do TCE-PA, conselheira Rosa Egídia, destacou a “Ouvidoria em Ação”. “A ouvidoria é o canal de comunicação entre a sociedade e o órgão público. É possível exercer o controle social, através de denúncias, reclamações, dúvidas e elogios”, completou. (clique aqui para ouvir na íntegra a manifestação da conselheira)

“O TCE está de parabéns por esta sensibilidade, em fazer refletir a dinâmica do nosso Estado. É muito bom saber que o Tribunal está fora dos seus gabinetes, dialogando com a sociedade, com nossos jovens sobre o controle social. É uma ideia que nos desafia a fazer também. O diálogo é de fundamental importância para formação dos nossos alunos. Registro e parabenizo o TCE, em nome do conselheiro Nelson Chaves, por esta iniciativa do ‘TCE Cidadão Universitário’”, finalizou o vice-reitor da UFPA Gilmar Pereira da Silva. (clique aqui para ouvir na íntegra o manifestação do vice-reitor)

Os conselheiros Odilon Teixeira (corregedor), Luis Cunha (presidente do conselho consultivo da ECAV) e Cipriano Sabino participaram do lançamento.