Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE-PA apoia Projeto de Extensão Ouvidoria Ativa do PNAE. Parceria fomenta projeto TCE Cidadão

 

Neste mês de janeiro de 2017, alunos da UFPA beneficiários do Projeto de Extensão Ouvidoria Ativa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), acompanhados pelos multiplicadores do Projeto TCE Cidadão, palestraram em 15 escolas estaduais do ensino médio. Com temas que versaram sobre orientação de controle externo, cidadania e a utilização do aplicativo móvel (desenvolvido pelo MIT/USA que avalia a efetividade da merenda escolar oferecida na rede estadual de ensino em Belém), sendo este o produto final do PNAE, através da implementação do controle social da merenda escolar.
As palestras são parte da programação do Projeto de Extensão Ouvidoria Ativa do PNAE, com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), através da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV), e realizado pela Ouvidoria-Geral da União – OGU/CGU, por meio da Unidade Regional da CGU no Pará – CGU-R/PA, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará – FACICON/UFPA e do Observatório Social de Belém – OSB. O projeto também conta com o apoio das instituições Centro de Mídia Cívica do Massachusetts Institute of Technology (MIT Center for Civic Media) e da Receita Federal do Brasil.
Os projetos TCE Cidadão, idealizado pelo conselheiro do TCE-PA Nelson Chaves, e de Extensão Ouvidoria Ativa do PNAE foram bem recebidos pelas instituições de ensino, tanto pela diretoria quanto pelos alunos e professores. Alguns dos colégios beneficiados pelo programa são a Escola Estadual e Ensino Fundamental e Médio Prof. Temístocles de Araújo, as escolas estaduais de Ensino Médio Prof. Orlando Bitar e David Salomão Mufarrej e o Instituto de Educação Estadual do Pará - IEEP.