Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Ação de cidadania e cultura: Mais de 130 alunos da Escola “Brasília” assistem à palestra e são presenteados com barquinhos de Miriti da exposição “Canoas de Promesseiros 2019”

Levar alegria, aula de cidadania, incentivo à cultura e ao controle social. Esses foram os principais objetivos do Projeto TCE Cidadão, Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), durante visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brasília, no distrito de Outeiro, em Belém.

Mais de 130 alunos assistiram a palestra do “TCE Cidadão” na quinta-feira, 14 de novembro. Os alunos tiveram ainda uma outra atração: receberam os famosos barquinhos de miriti utilizados na exposição “Canoas de Promesseiros 2019”.

Na apresentação do projeto, os estudantes conheceram um pouco do trabalho do TCE-PA, e a importância do controle social para a melhoria da qualidade de vida de cada um.

“Não sabia que eu poderia denunciar a falta de asfalto na minha rua e a (falta) de merenda na nossa escola. Agora sei que também depende do nosso esforço ter uma vida melhor no nosso bairro”, disse o estudante Flávio Silva, de 18 anos.

A diretora da escola, Clênia Alves, ressaltou a importância da presença do TCE-PA no colégio. “Estamos todos muito felizes com a vinda do Tribunal de Contas até os nossos alunos. É de extrema necessidade que eles conheçam o papel da Corte de Contas, mas, além de tudo, que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida deles e das suas famílias, sem contar o cuidado que eles terão a mais com a escola”, resumiu.

Escola fica colorida com a distribuição dos barquinhos de Miriti

Ainda durante a programação na escola “Brasília”, alunos do 1º, 2° e 3° ano do ensino fundamental foram presenteados com os barquinhos de miriti – objetos utilizados na exposição “Canoas de Promesseiros 2019”.

Com as cores neons dos barcos a quadra de esportes da escola ficou iluminada.

O sorriso no rosto das crianças foi mais um dos frutos da iniciativa do TCE-PA no período da quadra nazarena. A exposição “Canoas de Promesseiros”, idealizada pelo conselheiro Nelson Chaves, tem como objetivo final a doação dos barcos para alunos de escolas públicas.

Em 2019, a exposição contou com 200 barquinhos coloridos e uma iluminação diferenciada. O principal objetivo foi alcançado – levar ao conhecimento dos alunos a importância da Romaria Fluvial e do Miriti –, que possibilita ainda fonte de renda dos artesãos de Abaetetuba, no nordeste do estado.

O pequeno João Soares, de 8 anos, ficou encantado com o presente que recebeu e disse que vai brincar com os irmãos e toda família. “Nunca tive um barco desse tamanho. Muito obrigado pelo presente”, agradeceu.

A Escola Brasília também foi presenteada com a representação de uma Corveta da Marinha do Brasil – utilizada na exposição “Canoas de Promesseiros 2019”.

“Sem palavras para agradecer por ter nossa escola como destino final dos barcos de Miriti. Nossos alunos ficaram radiantes. Simplesmente, obrigada”, finalizou a diretora Clênia Alves.

tce cidadao brasilia 2019