TCE discute sobre normas de contabilidade

As Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), que estão em discussão em todo Brasil através de órgãos gestores e de controle, foram apresentadas em forma de palestras pelos servidores Luiz Thomaz Conceição Neto, Assessor Técnico de Controle Externo e Fátima Leão, Diretora do Departamento de Controle Externo.

A apresentação ocorreu nesta terça-feira, 10-6, no Auditório Elmiro Nogueira, na qual foram repassados os principais assuntos relacionados as dez Normas que estão sendo discutidas por meio de audiências eletrônicas e encontros técnicos organizados por seminários regionais.

Foram trazidos ao conhecimento dos presentes, temas relevantes voltados à Contabilidade Pública, discutidos no seminário regional realizado em Brasília, no mês de abril, bem como no V Fórum IRB-PROMOEX ocorrido nos dias 14 a 16 de maio, em Florianópolis-SC.

Na oportunidade, foram expostos os pontos principais de cada norma, entre eles temos: o conceito de unidade contábil; o novo conceito de ativo; a inclusão do sistema de custos; a integração do PPA e do Orçamento; o registro dos bens de uso comum; o reconhecimento das provisões como: depreciação e perdas prováveis; Novas Demonstrações Contábeis: Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e Demonstração do Resultado Econômico.

Foi ressaltado, ainda, que as NBCs aplicadas ao setor público estão sendo discutidas em 5 seminários regionais e, no mês de outubro do corrente ano, haverá um seminário nacional para a aprovação do texto final sobre o assunto.

Ao final, foi informado que as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público continuam em audiência eletrônica e está aberta a todos os interessados. As contribuições poderão ser encaminhadas, previamente, ao endereço do CFC (SAS, Quadra 5, Bloco J, Edifício CFC, 10º andar - CEP 70070-920 – Brasília/DF) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., fazendo referência a NBC T 16 específica.