Eventos TCE-Pa

Notícias (Conversando Interiorização 2013) - Breves

Solenidade de Abertura

Durante a abertura do programa de interiorização em Breves, o conselheiro Luis Cunha, vice-presidente do TCE-PA, no exercício da presidência, afirmou que um dos principais objetivos do evento é estimular o controle social, que emana da sociedade, a principal  interessada no aperfeiçoamento do controle externo e na consolidação do controle interno no âmbito da administração pública.

      

(Clique aqui para ouvir – Luis Cunha)

 

Em sua manifestação, o conselheiro Nelson Chaves, idealizador do programa de interiorização, saudou a todos os participantes, reconhecendo que a concretização das ações do TCE/PA é resultado do esforço conjunto de todos os conselheiros e servidores do tribunal.   

 

(Clique aqui para ouvir – Nelson Chaves)

 

Ao usar a palavra para saudar os participantes, o conselheiro André Dias, coordenador do evento de Breves, afirmou com entusiasmo que um aspecto essencial do programa de interiorização é ter como público alvo aqueles responsáveis por recursos públicos que se esforçam para agir segundo as normas, e que por isso buscam a orientação do TCE/PA para evitar cometer os erros comuns tanto na utilização quando na prestação de contas dos recursos.     

 

(Clique aqui para ouvir – André Dias) 

Breves recebe Programa de Interiorização do TCE-PA

O Tribunal de Contas do Estado do Pará vem realizando em Belém o Evento Conversando com o Controle Interno, decorrente de proposição do Conselheiro Nelson Chaves aprovada pelo Plenário, com o objetivo principal de fortalecimento e aprimoramento do controle interno como facilitador do pleno exercício do controle externo por meio do aperfeiçoamento das tarefas e procedimentos e da abordagem de temas técnicos vinculados diretamente à atuação deste Tribunal.

Diante da excelente repercussão que o evento gerou na Capital, foi verificada a necessidade de se estender a experiência também ao interior do Estado, buscando uma maior aproximação do TCE com todas as regiões do território paraense.

Neste sentido foi iniciado o Programa de Interiorizaçãodo TCE-PA em agosto de 2011, com a realização do Conversando com o Controle Interno e Jurisdicionados na cidade de Bragança abrangendo todos os municípios da Região de Integração do Rio Caeté. Dando continuidade ao programa, Em agosto de 2012, estivemos na cidade de Santarém envolvendo os municípios das Regiões de Integração do Baixo Amazonas,Tapajós e Xingu e em abril de 2013 em Marabá abrangendo os municípios que compõem as Regiões de Integração de Carajás, Lago Tucuruí e Araguaia.

Dando prosseguimento ao Programa e levando em consideração o calendário aprovado pelo Plenário, está programado para o período de 11 a 13 de setembro de 2013, mais uma edição do evento, no município de Breves, o IV Conversando com o Controle Interno e Jurisdicionados – Programa de Interiorização, que irá abranger os municípios que compõem a Região de Integração do Marajó.

Sob a coordenação do Conselheiro Corregedor André Dias, o Encontro abordará temas relacionados à Gestão Pública, bem como buscará esclarecer sobre procedimentos a serem seguidos pelos gestores que recebem e administram recursos estaduais.

Municípios que irão participar do Evento:

Região de Integração do Marajó

1.    Afuá

2.    Anajás

3.    Bagre

4.    Breves

5.    Cachoeira do Arari

6.    Chaves

7.    Curralinho

8.    Gurupá

9.    Melgaço

10.  Muaná

11.  Ponta de Pedras

12.  Portel

13.  Salvaterra

14.  Santa Cruz do Arari

15.  São Sebastião da Boa Vista

16.  Soure

Região de Integração Tocantins

1.  Oeiras do Pará

 

Tribunal de Contas do Estado do Pará
Tv. Quintino Bocaiúva, 1585 Cep: 66035-903 Fone: (91) 3210-0555
Belém - PA - Brasil