TCE-PA recebe novos auditores depois de 40 anos

Após a sessão plenária desta terça-feira 28 de agosto, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) empossou, no cargo de auditor, os quatro primeiros colocados no concurso público realizado pela corte depois de um hiato de mais de quarenta anos sem promover certame para o cargo.

Durante a solenidade, o presidente do TCE, conselheiro Cipriano Sabino, deu as boas vindas aos novos servidores Patrícia Sarmento dos Santos, Odilon Inácio Teixeira, Milene Dias da Cunha e Julival Silva Rocha. Coube a Sabino presidir a cerimônia. Também estiveram presentes o vice-presidente da corte, conselheiro Luis Cunha e os conselheiros, Nelson Chaves, Lourdes Lima e André Dias.

“Após 40 anos sem realizar concurso para ingresso de novos auditores, hoje estamos empossando esses quatro novos profissionais públicos e cumprindo com o que a Constituição do Estado determina. Ou seja, o TCE está assegurando que todas as normas e exigências sejam realizadas. Ficamos felizes e motivados com a chegada dos novos auditores, e esperamos, que eles contribuam significamente com a missão do tribunal”, ressaltou o conselheiro Cipriano Sabino.
 
O procurador geral do Ministério Público de Contas do Estado (MPCE), Antônio Maria Filgueiras Cavalcante também participou da cerimônia, e saudou os auditores em nome do parquet ministerial. “São novas ideias e maneiras de pensar. É um momento histórico e de renovação para o TCE. A corte de Contas está passando por uma fase de transformação, onde a transparência é a busca por orientar os jurisdicionados. O Ministério Público de Contas também está na fase de inscrição do concurso público, que irá aprovar novos procuradores até janeiro de 2013”, salientou o procurador geral do MPCE. Clique aqui para ouvir a íntegra
 
Pelo TCE, o conselheiro André Dias foi o responsável pela saudação aos concursados aqui para ouvir. Após dar-lhes as boas vindas, o conselheiro falou sobre as ações do tribunal. “ Essa posse é fruto de muitas ações, por mais de 40 anos não existia concurso para novos auditores. É muito importante observamos este vento de transformações que estamos inseridos. Não é possível construirmos esse momento sem a participação dos servidores, e hoje, os senhores estão convidados a virem conosco e fazer parte da nova história do estado do Pará”, concluiu André Dias.
 
Em seu discurso aqui para ouvir em nome dos aprovados, a nova auditora Patrícia Sarmento resumiu a felicidade pela posse e falou da expectativa na nova trajetória. “ Desde janeiro de 2012, quando começamos a batalha, viemos acompanhando as transformações que o TCE-PA está passando, com a nova Lei Orgânica, os eventos de interiorização, e isso nos deixa honrados de estarmos aqui. Deixamos nossos estados para trás, mas na certeza e com entusiasmo de cumprir a constituição e as leis da República e do Estado”, resumiu Patrícia.
 
Para encerrar a solenidade, o presidente do TCE, destacou que os novos auditores sejam felizes e cumpram suas atribuições, no Tribunal de Contas do Estado do Pará. Ao final da solenidade o coral do TCE apresentou três peças, sob regência do maestro Jeremias Progênio.
 
Concurso
 
Após 40 anos e conforme o artigo 120 da Constituição do Estado do Pará, o TCE-PA realizou entre os dias 15 de janeiro e 12 de fevereiro de 2012, o concurso público para ingressos de novos auditores, com a participação de 1.274 candidatos.
 
O certame ofertou quatro vagas, sendo uma para pessoa portada de deficiência física, e que foram ocupadas por Patricia Sarmento dos Santos, Odilon Inácio Texeira, Milene Dias da Cunha e Julival Silva Rocha.

alt