TCE aprecia Contas do Governo - Exercício 2011

O Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Pará apreciou na manhã desta segunda-feira 21, as Contas do Governo, Exercício 2011, durante Sessão Extraordinária realizada no Plenário Conselheiro Emílio Martins.
 
O relator do Exercício 2011 foi o conselheiro Luis Cunha, e a sessão foi presidida pelo conselheiro presidente Cipriano Sabino. Na oportunidade, os conselheiros Nelson Chaves, Lourdes Lima e André Dias acompanharam o voto da relatoria à unanimidade. Outras autoridades estaduais também estiverem presentes, entre elas a procuradora Iracema Braga do MPC, Sérgio Bacury, secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças; José Tostes Neto, secretário de Estado da Fazenda, Ana Azevedo, secretária-adjunta de Planejamento e Suely Azevedo, secretária de Planejamento do Tribunal de Justiça do Estado.
 
O auditor geral do Estado, Roberto Paulo Amoras representou o governador, Simão Jatene e compôs a mesa oficial da cerimônia junto com a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado (MPCE). Antes de dar início à leitura do relatório, o conselheiro Luis Cunha ressaltou a importância da realização desta sessão extraordinária: “Estamos neste momento iniciando a mais importante função deste Tribunal – a apreciação das contas do governo do Pará. Foi um trabalho árduo, mas satisfatório, para o qual contamos com ajuda dos servidores desta Corte”, disse o relator.
 
A análise das Contas ocorreu segundo metodologia e técnicas contábeis, mediante estudos, exames e levantamentos, e cujos objetivos foram verificar a elaboração dos balanços, a observância das normas constitucionais, o cumprimento dos programas previstos na Lei Orçamentária Anual - LOA, a consonância dos referidos programas com o Plano Plurianual – PPA e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, a execução financeira e orçamentária, e a gestão fiscal do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público do Estado.
 
A procuradora Iracema Braga do MPCE deu parecer favorável à prestação de Contas do governo no exercício 2011, cuja responsabilidade compete ao governador do Estado, Simão Jatene, apenas determinando que sejam observadas as recomendações destacadas.
 
Quanto a isso, o relatório apresentou 35 recomendações relativas às falhas verificadas no exercício 2011, sendo 19 reiteradas e 16 novas formulações. Em relação a 2010, ocorreu uma redução de 34% nas recomendações formuladas. Ao Poder Executivo foram destinadas 25, havendo diminuição de 39% em comparação ao exercício de 2010. Também formularam-se recomendações à Defensoria Pública, à CAZBAR ( Empresa Controladora), à Assembleia Legislativa, ao Tribunal de Contas dos Municípios e ao Tribunal de Justiça do Estado.
 
Após a leitura do relatório resumido, feita pela coordenadora da comissão de servidores, Sônia Abreu, o voto do Exmo. Cons. Relator foi pela aprovação das contas, sendo acompanhado por unanimidade durante a sessão pelos demais conselheiros. O relatório com o parecer prévio agora será encaminhado para julgamento na Assembleia Legislativa do Estado, segundo o teor estabelecido na Constituição do Estado, art. 92, inciso XXVI.
 
O presidente da Corte de Contas, conselheiro Cipriano Sabino, manifestou-se satisfeito com o resultado da sessão: “Nosso principal papel desempenhado é apreciar, fiscalizar o destino dos recursos públicos do Estado. Durante o relatório, o governador Simão Jatene atendeu todas às nossas recomendações, o que contribuiu e muito para a construção do relatório. Agora iremos encaminhar na próxima quinta-feira, 24 para aprovação na Alepa. Ficamos felizes quando há eficiência na aplicação dos recursos públicos, pois desta maneira vai haver melhoria na vida da população paraense”.
 
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
alt
 
alt